This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes Programas de Promoção do Sucesso Académico
PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ACADÉMICO
Programas de Promoção do Sucesso Académico
Formação e desenvolvimento Profissional Docente
Apoio a projetos de Inovação Pedagógica
Dados e Estudos Sobre o (In)Sucesso Académico e o Abandono


PROMOÇÃO DO SUCESSO ACADÉMICO

O Sucesso dos nossos estudantes é uma prioridade. Para tal, e para que persistam nos seus estudos, desenvolvemos alguns programas que podem ser consultados aqui.

Conhece-os aqui:


a) Programa Tornar ao IPS

Todos os anos um número significativo de estudantes abandona temporária ou definitivamente os seus estudos no IPS, o que, de algum modo, se configura como uma manifestação do insucesso académico.

Os fatores que levam os estudantes a interromperem os seus estudos são diversos e têm sido estudados para se encontrarem medidas adequadas à prevenção destas situações e para a redução do seu número.

Neste sentido, o Programa Tornar ao IPS consiste no contacto dos estudantes que anulam a matrícula na Divisão Académica pelos Serviços de Ação Social, no sentido de serem identificadas e registadas as razões da sua opção e de procurarem explorar a possibilidade da sua reversão, implicando por vezes, o seu encaminhamento para o serviço de bolsas, para os serviços de Psicologia e orientação vocacional, para a Direção das escolas ou para as Coordenações de Curso.


b) PAEF

Este programa de apoio tem um carácter intensivo e visa facultar melhores condições para que os estudantes abrangidos pelos critérios definidos terminem os seus cursos.

Consulta o regulamento do programa aqui:
PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES FINALISTAS (PAEF) DO ANO LETIVO 2020/2021


c) Oficina de Português

No ano letivo de 2015/16, iniciou-se de uma formação em Português para Fins Académicos destinada aos estudantes do IPS que, desde então, tem funcionado todos os semestres.

Esta formação, designada “Oficina de Português para Fins Académicos”, é coordenada por Ana Luísa Costa, docente da ESE/IPS e visa promover competências de compreensão oral, de leitura, de expressão oral e de escrita necessárias ao desenvolvimento do discurso académico, fundamental para o sucesso na vida académica e para uma cidadania ativa

Clica aqui para consultar o programa da Oficina (PDF | 165KB)
Consulta aqui os relatórios do Programa (Brevemente disponível)
As inscrições para o 2º semestre decorrem de 05 a 12 de março de 2021. Inscreve-te aqui