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Didática da Educação de Infância II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
MP1C10005 |
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Sigla: |
DEI2 |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
2 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Augusto Luís de Brito Henriques Pinheiro | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
O programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos às didáticas da língua, da matemática e dos estudos do meio com os saberes da ação referentes ao estabelecimento da relação pedagógica. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais prático – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os docentes desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir aqueles dispositivos e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com o projeto pedagógico e com o projeto educativo da instituição em que desempenha as suas funções.
Programa
Os diferentes módulos que integram o programa desta UC têm as seguintes orientações e intencionalidades:
A.O módulo de Didática Matemática visa proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico o aprofundamento de conhecimentos, tanto de ordem conceptual como metodológica, de modo a estimularem o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças, propiciando-lhes um ambiente rico em linguagem, encorajando o pensamento, valorizando a originalidade e proporcionando explorações enriquecedoras apoiadas nas suas atividades quotidianas.
B.O módulo de Didática da Língua Materna visa o desenvolvimento de competências educacionais e metalinguísticas no âmbito da formação para a docência no âmbito da Educação de Infância.
Procurar-se-á aprofundar a reflexão sobre:
- A comunicação, as propriedades e o funcionamento da linguagem;
- A construção dos conhecimentos metalinguísticos
- A compreensão dos mecanismos da aquisição da linguagem e do seu desenvolvimento.
- O espaço do texto escrito, literário e não literário, assim como o do livro no contexto da literacia.
C.O módulo Didática das Ciências visa proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na U.C. Introdução à Didática do Estudo do Meio, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica e social das crianças, ajudando-as a desenvolverem capacidades, a adquirirem procedimentos, atitudes e valores, que lhes permitam explorar o meio, participando ativamente na construção do seu próprio conhecimento.
D.O módulo Didática e Pedagogia visa a aquisição de quadros teóricos de referência que permitam aos estudantes desenvolverem um discernimento dos fundamentos da didática e das suas relações com a pedagogia.
Métodos de Ensino
Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros de teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
As aulas desta unidade curricular assumem a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar atividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispositivos e procedimentos pretende-se que os estudantes sejam capazes de discernir modalidades de intervenção pedagógico-didáticas adequadas ao contexto de creche, o que constitui o objetivo central desta UC.
Cálculo da Classificação Final
Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de desenvolvimento da linguagem verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões (motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto, dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
100% - Trabalho individual
Os trabalhos são individuais, podendo, no entanto, ser articulados por instituição educativa.
Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
Bibliografia
DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
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PEDAGOGIA E DIDÁTICA
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Fonte html:
http://www.educacaoonline.pro.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=325:a-pedagogia-para-alem-dos-confrontos&catid=4:educacao&Itemid=15
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