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Didática da Educação de Infância II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: MP1C10005    Sigla: DEI2
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 2 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Augusto Luís de Brito Henriques PinheiroResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos às didáticas da língua, da matemática e dos estudos do meio com os saberes da ação referentes ao estabelecimento da relação pedagógica. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais prático – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os docentes desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir aqueles dispositivos e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com o projeto pedagógico e com o projeto educativo da instituição em que desempenha as suas funções.

Programa

Os diferentes módulos que integram o programa desta UC têm as seguintes orientações e intencionalidades:

A.O módulo de Didática Matemática visa proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico o aprofundamento de conhecimentos, tanto de ordem conceptual como metodológica, de modo a estimularem o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças, propiciando-lhes um ambiente rico em linguagem, encorajando o pensamento, valorizando a originalidade e proporcionando explorações enriquecedoras apoiadas nas suas atividades quotidianas.

B.O módulo de Didática da Língua Materna visa o desenvolvimento de competências educacionais e metalinguísticas no âmbito da formação para a docência no âmbito da Educação de Infância.
Procurar-se-á aprofundar a reflexão sobre:
- A comunicação, as propriedades e o funcionamento da linguagem;
- A construção dos conhecimentos metalinguísticos
- A compreensão dos mecanismos da aquisição da linguagem e do seu desenvolvimento.
- O espaço do texto escrito, literário e não literário, assim como o do livro no contexto da literacia.


C.O módulo Didática das Ciências visa proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na U.C. Introdução à Didática do Estudo do Meio, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica e social das crianças, ajudando-as a desenvolverem capacidades, a adquirirem procedimentos, atitudes e valores, que lhes permitam explorar o meio, participando ativamente na construção do seu próprio conhecimento.

D.O módulo Didática e Pedagogia visa a aquisição de quadros teóricos de referência que permitam aos estudantes desenvolverem um discernimento dos fundamentos da didática e das suas relações com a pedagogia.


Métodos de Ensino

Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros de teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

As aulas desta unidade curricular assumem a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar atividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispositivos e procedimentos pretende-se que os estudantes sejam capazes de discernir modalidades de intervenção pedagógico-didáticas adequadas ao contexto de creche, o que constitui o objetivo central desta UC.

Cálculo da
Classificação Final

Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de desenvolvimento da linguagem verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões (motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto, dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
100% - Trabalho individual

Os trabalhos são individuais, podendo, no entanto, ser articulados por instituição educativa.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia

DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Adragão, J. V. (1998). Língua Portuguesa Gramática de uso. Texto inédito. Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal, Departamento de Línguas. (não publicado).
Botelho, F. (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português- um estudo prospectivo. Tese de doutoramento inédita, Universidade Aberta, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Rigolet, S. (2006). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem: linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto: Porto Editora.
Sequeira, F. (Org.) (1993). Linguagem e desenvolvimento. Texto inédito. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. (não publicado).
Sim-Sim, I. (1995). Desenvolver a linguagem, aprender a língua. Em A. Dias de Carvalho (Org.), Novas metodologias em educação. Porto: Porto Editora.
Sim-Sim, I. (1998). O desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Spodek, B. (2002). Manual de investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Wadsworth, (1993). Introdução à Linguagem (7ªed.). Coimbra: Almedina.

EXPRESSÕES (MUSICAL; DRAMÁTICA; PLÁSTICA; MOTORA)
Andrea, I. (2011). Pedagogia das Expressões Artísticas. Lisboa: Edições ISPA.
Beja F., Topa, J. M. & Madureira, C. (1993). Drama, Pois! Porto: Porto Editora.
Costa, I. A.& Baganha, F. (1989) O Fantoche que Ajuda a Crescer. Porto: ASA.
Gallahue, D.L. (2002). Desenvolvimento motor e aquisição da competência motora na educação de infância. Em B. Spodek (Org.), Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Giles, B. (Dir. Ed.) (2011). Música para crianças. Porto: Civilização Editores.
Godinho, J.C. & Brito, M.J.N. (2010). As Artes no Jardim de Infância – Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME-DGIDC.
Gordon, E. E. (2000). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Haywood, K.M., & Nancy, G. (2005). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed.
Hernandéz, F. (2000). Cultura Visual, Mudança Educativa e Projecto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora.
Landier, J.-C. & Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: ASA.
Martins, A. (2002). Didáctica das Expressões. Lisboa: Universidade Aberta.
Read, H. (2013). Educação pela Arte. Lisboa: Edições 70.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. M. (2003). BebéBabá – Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo de Letras.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal (1.ª ed.). Lisboa: Âncora Editores.
PEDAGOGIA E DIDÁTICA
Franco, M. (2003). A pedagogia para além dos confrontos. Educação On – Line.
Fonte html:
http://www.educacaoonline.pro.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=325:a-pedagogia-para-alem-dos-confrontos&catid=4:educacao&Itemid=15
Gasparin, J. (2002). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Editora Autores Associados Ltda.
Houssaye, J.; Soetard, M.; Hameline, D. & Fabre, M. (2004). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed Editora.
Meirieu, P. (2002). A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed Editora.

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