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Portuguese Language and Culture
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
SIESE01 |
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Sigla: |
PLC |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
SIESE |
7 |
Study_Plan_2016 |
1º |
5,0 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras e cultura leva ao desenvolvimento de novas formas de comunicar. Este processo está intimamente ligado à individualidade dos estudantes e à diversidade cultural dos conteúdos. Além disso, este processo promove a melhoria de relações comunicativas e pessoais. Por outras palavras, estas habilidades contribuem a alargar horizontes, desenvolvendo um espírito de compreensão, abertura e facilitando a adaptação a uma sociedade em constante mudança.
A habilidade de comunicar numa língua estrangeira é essencial na Europa multilíngue e multicultural e no mundo globalizado hodierno. No curso de Língua e Cultura Portuguesa (LCP), os estudantes desenvolver-se-á linguística e culturalmente, combinando o caráter linguístico com o caráter cultural. Ao longo do curso, também serão contemplados/abordados os aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos subjacentes aos conteúdos programáticos.
Conteúdos programáticos
Interação nas áreas de maior relevância das necessidades básicas mais imediatas como:
- Identificação pessoal;
- Formas de tratamento/contacto social;
- Tarefas do quotidiano;
- Serviços;
- Viagens;
- Saúde e bem-estar;
- Entretenimento (ex: lazer, passatempos, desporto).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Relativamente aos conteúdos dos tópicos, as expressões e o vocabulário que serão privilegiados são os relativos à vida diária e às áreas de experiências pessoais.
As estruturas gramaticais serão estudadas conjuntamente com os tópicos propostos, atividades e tarefas, bem como com os tipos de textos e as necessidades comunicativas dos estudantes.
A abordagem dos conteúdos será feita numa perspetiva de consolidação cíclica e de evolução progressiva, tendo em conta os vários níveis de conhecimento dos aprendentes de português. Deste modo, existe uma coerência clara entre o programa e os resultados pretendidos na UC.
Metodologias de ensino
A metodologia adotada é a que vê a aprendizagem de uma língua estrangeira como global, centrada no aprendente, baseada em tópicos, orientada para ação e autonomia, intercultural e refletivo.
O trabalho, que poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos, estará baseado em tarefas sequenciais que são progressivas e envolvem níveis diferentes de dificuldade.
A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos-fonte diferentes relacionados com os tópicos selecionados.
Expressão oral será estimulada através de participação em dinâmicas/atividades de várias situações quotidianas, da apresentação de documentos/trabalhos etc.
A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As competências linguísticas e culturais dos alunos serão desenvolvidas no sentido da intervenção, da ação e da autonomia, intercultural e refletiva . Ao longo do curso, serão contemplados alguns aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos que serão pesquizados e apropriados, individualmente ou em grupos, centrados em tarefas sequenciais e progressivas percorrendo níveis diferentes de dificuldade.
A compreensão oral e escrita será desenvolvida através da análise de diferentes tipos de documentos relacionados com os temas e intencionalidades selecionados.
A expressão oral e escrita será desenvolvida em dinâmicas de situações quotidianas e de análises e interpretações de documentos variados de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA (70%)
- Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades presenciais ou autónomas.
2. AVALIAÇÃO SUMATIVA - (30%).
- Testes de avaliação sumativa .
Regime de assiduidade
Os estudantes têm de assistir a cerca de 75% do número total das aulas.
Bibliografia
- CASTRO, C., PEREIRA, M., BORGES, L. (2022). Português em Rede. Nível A1. Porto: Porto Editora.
- MAGARREIRO, V.; CONCEIÇÃO, D.; CAÇADOR, R. (2022), Português Ativo para o Mundo Profissional (níveis A1/A2). Lisboa: Lidel
- OLIVEIRA, D. (2019). Português Já! Iniciação. Ensino de Português no Estrangeiro. Porto: Porto Editora.
- RUELA, I. (2016). Vocabulário Temático. Exercícios Lexicais. Lisboa: Lidel.
RECURSOS EM LINHA:
CAMÕES. INSTITUTO DA LÍNGUA E DA COOPERAÇÃO: http://www.instituto-camoes.pt/
GOOGLE ARTS AND CULTURE: https://artsandculture.google.com/search?q=portugal
GUIA DA CIDADE: https://www.guiadacidade.pt
NEW IN TOW: https://www.nit.pt/
NEW IN TOWN (SETÚBAL): https://newinsetubal.nit.pt/
TASTE PORTUGAL: https://tasteportugal.com/en
TURISMO DE PORTUGAL: http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/Pages/Homepage.aspx
VISIT PORTUGAL: https://www.visitportugal.com/en
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