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Comunicação nos Media Sociais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
CS30026 |
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Sigla: |
CMS |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc
Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
Produz texto crítico sobre fenómenos comunicacionais emergentes.
Conteúdos programáticos
1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.
Metodologias de ensino
Aulas expositivas.
COMPONENTES OBRIGATÓRIAS
Trabalho em equipa Assenta em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria.
Ficha analítica
Recensão crítica
Partilha de recensões
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa e um posicionamento crítico.
Metodologia e provas de avaliação
Componentes OBRIGATÓRIAS:
1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (5%)
2. Recensão crítica (15%)
3. Ficha analítica (40%)
4. Trabalho de grupo (40%)
Bibliografia
Cádima, Francisco Rui (2015)
A Era Digital, Lisboa: Media XXI
Cádima, Francisco Rui (2010)
A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa: Formalpress
Cádima, Francisco Rui ( 2009)
Media, Redes e Comunicação, Lisboa: Quimera
Cardoso, Gustavo (Coord.) (2013)
A Sociedade dos Ecrãs, Lisboa: Tinta da China
Cardoso, Gustavo (2014)
Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
CASTELLS, Manuel (2004)
A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
GILLMOR, Dan (2005)
Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença
JENKINS, HENRY (2008)
Cultura de Convergência.São Paulo :Aleph, 2008
QUALMAN, ERIK (2010)
Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença
KOTLER, Philip (2010)
Marketing 3.0. Coimbra: Almedina
Marques, Vasco. (2020). Redes Sociais 360 – Como comunicar online. Lisboa: Actual Editora
Obercom
- Pandemia e Consumos Mediáticos (2020)
- Agências de notícias e fact-checking (2020)
- Impacto do Coronavírus e da crise pandémica no sistema mediático (2021)
- Reuters Institute Digital News Report (2020)
- Reuters Institute Digital News Report 2022 Portugal
Bibioteca Online das Ciências da Comunicação
bocc.ubi.pt
Obercom – Observatório da Comunicação
obercom.pt
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