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Língua Estrangeira: Inglês (B1)

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: OP00020    Sigla: LEIB1
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 18 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Elisabete Lopes   4,00

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa está de acordo com as indicações relativas ao nível B1, de utilizador independente, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). São tidos em conta os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender os pontos principais de informação padronizada sobre assuntos familiares relacionados com o trabalho, a escola, o lazer, etc;
- Gerir a maior parte das situações surgidas em viagem, em regiões em que a língua inglesa é falada;
- Produzir textos simples sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal, incluindo cartas;
- Descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições, assim como apresentar razões e explicações sucintas sobre opiniões e planos.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes, e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem desenvolvidos até ao nível B1, de utilizador independente, do QECR.
Temas: comunicação social; férias e viagens; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; atividades quotidianas; assuntos sociais; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.
Os conteúdos programáticos (temas e tarefas) serão enriquecidos, atualizados e adaptados ao formato online de modo a dar uma resposta eficaz ao modelo de ensino à distância.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.

Plano de contingência COVID-19 (em vigor a partir de 26 de março)
Em consonância com o modelo de ensino à distância, iremos adotar as metodologias e estratégias de ensino apoiadas na plataforma Moodle articulada com o Microsoft Teams e o Zoom, que compreendem atividades síncronas e assíncronas:
- Atividades disponibilizadas na plataforma Moodle (Fóruns, fichas de trabalho, textos e artigos);
- Esclarecimento de dúvidas e apoio aos alunos através do separador “Conversations” do Microsoft Teams
-Vídeo aulas através do Zoom (efetuar pontos de situação, introdução de novos tópicos de discussão, esclarecimento de dúvidas por parte do aluno).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.

Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutória, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:
- Participação/interação na plataforma Moodle através da realização das tarefas propostas (20%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e apresentação de resultados (40%);
- Teste escrito adaptado ao formato online (40%).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, os estudantes deverão contactar a docente da UC a fim de indicarem por qual das modalidades optam.

Nota importante sobre eventual fraude no teste:

De acordo com o nº9 do Despacho nº40/Presidente/2021, de 25 de fevereiro, informa-se os alunos de que, caso haja evidência de fraude aquando da realização do teste, poderá ser solicitada uma prova oral de forma a comprovar os conhecimentos do aluno na área.

Regime de assiduidade

Não aplicável em regime de EaD.

Regime não aplicável, em virtude do contexto de contingência atual. Como decretado no ponto nº6 do Despacho n.º 71/Presidente/2020, de 9 de abril: “a contabilização da assiduidade não pode ser utilizada como critério para incluir ou excluir um estudante do regime de avaliação contínua, nem ser utilizada no cálculo da classificação do estudante na UC”.

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de forma independente, a um nível que corresponde a B1 do QECR.

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Página gerada em: 2021-05-09 às 03:18:10 Última actualização: 2010-07-19