|
Língua Estrangeira: Inglês (B1)
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
OP00020 |
|
Sigla: |
LEIB1 |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literaturas |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Compreender os pontos principais de informação padronizada sobre assuntos familiares relacionados com o
trabalho, a escola, o lazer, etc;
Gerir a maior parte das situações surgidas em viagem, em áreas em que a língua é falada;
Produzir textos simples sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal;
Descrever experiências e acontecimentos, sonhos, esperanças e ambições e apresentar razões e
explicações sucintas sobre opiniões e planos.
Programa
Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos
estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar.
Lista de temas e de tarefas a apresentar como exemplo:
Temas: media; férias; estereótipos; discriminação; lazer; ambiente; educação; desporto; arte e cultura.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas, emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho;
projetos.
Métodos de Ensino
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação que pode ser mais ou menos
complexa em função do conjunto de atividades sequenciais que integra. Prevêse assim o uso de atividades de
grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder
adequadamente às necessidades e interesses individuais dos estudantes.
O nível de competência linguística será determinado à partida, através de um teste de nível. De acordo com o
seu nível, o aluno é orientado para tarefas compatíveis no sentido de atingir as competências de saída,
prevendose a eventual definição de programas individuais de aprendizagem.
A avaliação contínua incide sobre todas as atividades, excepto no caso de negociação individual específica, e
tem uma ponderação de 20% na classificação final. A avaliação sumativa baseiase em: um teste (40%); o
Portfolio linguístico individual (40%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
REDSTONE, Chris, Gillie Cunningham (2006) Face2face Elementary Student’s Book, CUP London, Collins
REDSTONE, Chris, Gillie Cunningham (2006) Face2face Intermediate Student’s Book, CUP London, Collins
Cambridge Learner’s Dictionary, CUP Collins Cobuild English Language Dictionary, London, Collins Longman
Dictionary ofContemporary English, London, Longman
Oxford Advanced Learner’s Dictionary ofCurrent English, Oxford, Oxford University Press; Macmillan English
Dictionary for Advanced Learner’s, Macmillan
MURPHY, R., English Grammar in Use, CUP (CDROM)
SINCLAIR, J. ed., Collins Cobuild English Grammar, London, Collins; SWAN, M., Practical English Usage, Oxford.
OUP TURTON, Nigel ABC ofCommon Grammatical Errors, Macmillan
VINCE, Michael Elementary Language Practice, Macmillan
VINCE, Michael Intermediate Language Practice, Macmillan
WILLIS, Dave Collins Cobuild Elementary English Grammar, HarperCollins
|
|