|
TIC em Contexto Social e Educativo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
AF18 |
|
Sigla: |
TICCE |
Áreas Científicas: |
Informática na Óptica do Utilizador |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Analisar e avaliar software, nomeadamente programas 'livres' disponíveis na Web;
Gerir o uso das tecnologias, integrando-as de forma natural em contexto ;
Planificar ações/intervenções, integrando as TIC;
Utilizar o software de uso genérico em contexto social e educativo;
Utilizar ferramentas da Web 2.0. como suporte à publicação e comunicação, para divulgar ideias e materiais;
Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
Organizar portefólios digitais;
Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação a distância;
Programa
1. A Internet e a World Wide Web: uma visão abrangente
Computadores, endereços e domínios;
A complexidade da leitura na Web e os conceitos de hipertexto, hipermédia, multimédia, interatividade e navegabilidade;
A Web 2.0.
2. Análise e avaliação de software social em atividades práticas:
Construção de Sites (Ex: Google sites);
Uso de Bookmarks (ex: Delicious, Diigo);
Avaliação crítica de espaços de armazenament e partilha de documentos online (ex. DropBox, SkyDrive, Google Drive, Box, …).
3. Utilização especializada da Folha de Cálculo:
Construção de fórmulas e utilização adequada de funções;
Desenvolvimento de atividades relacionadas com a gestão de eventos;
Análise e organização de dados obtidos a partir de formulários online (Google docs).
4. Construção e análise de apresentações multimédia:
Análise e comparação de programas de apresentação multimédia (PowerPoint e Prezi);
Conceção, adequação e utilização de apresentações multimédia;
Criação de apresentações em PowerPoint;
Inserção de grafismos, áudio e vídeo;
Regras adequadas para elaboração de uma apresentação multimédia.
5. Plataformas colaborativas e de aprendizagem:
Análise e comparação dos conceitos de e-learning, b-learning e m-learning;
Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma colaborativa (p.e. Moodle);
Criação de disciplinas e utilização das diferentes ferramentas de uma plataforma colaborativa (atividades e recursos);
Inserção de documentos em diferentes formatos);
Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa.
Modo de Avaliação
|
|