This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > AF18
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

TIC em Contexto Social e Educativo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2015/2016 - 1S

Código: AF18    Sigla: TICCE
Áreas Científicas: Informática na Óptica do Utilizador

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00



Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Analisar e avaliar software, nomeadamente programas 'livres' disponíveis na Web;
Gerir o uso das tecnologias, integrando-as de forma natural em contexto ;
Planificar ações/intervenções, integrando as TIC;
Utilizar o software de uso genérico em contexto social e educativo;
Utilizar ferramentas da Web 2.0. como suporte à publicação e comunicação, para divulgar ideias e materiais;
Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
Organizar portefólios digitais;
Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação a distância;

Programa

1. A Internet e a World Wide Web: uma visão abrangente
  • Computadores, endereços e domínios;
  • A complexidade da leitura na Web e os conceitos de hipertexto, hipermédia, multimédia, interatividade e navegabilidade;
  • A Web 2.0.


  • 2. Análise e avaliação de software social em atividades práticas:

  • Construção de Sites (Ex: Google sites);
  • Uso de Bookmarks (ex: Delicious, Diigo);
  • Avaliação crítica de espaços de armazenament e partilha de documentos online (ex. DropBox, SkyDrive, Google Drive, Box, …).


  • 3. Utilização especializada da Folha de Cálculo:

  • Construção de fórmulas e utilização adequada de funções;
  • Desenvolvimento de atividades relacionadas com a gestão de eventos;
  • Análise e organização de dados obtidos a partir de formulários online (Google docs).


  • 4. Construção e análise de apresentações multimédia:

  • Análise e comparação de programas de apresentação multimédia (PowerPoint e Prezi);
  • Conceção, adequação e utilização de apresentações multimédia;
  • Criação de apresentações em PowerPoint;
  • Inserção de grafismos, áudio e vídeo;
  • Regras adequadas para elaboração de uma apresentação multimédia.


  • 5. Plataformas colaborativas e de aprendizagem:

  • Análise e comparação dos conceitos de e-learning, b-learning e m-learning;
  • Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma colaborativa (p.e. Moodle);
  • Criação de disciplinas e utilização das diferentes ferramentas de uma plataforma colaborativa (atividades e recursos);
  • Inserção de documentos em diferentes formatos);
  • Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa.




  • Modo de Avaliação

    Opções
    Página gerada em: 2024-06-03 às 16:49:30 Última actualização: 2010-07-19