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História Contemporânea e Cidadania
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
CS200011 |
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Sigla: |
HCC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os grandes momentos da História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua complexidade e correlação; Saber relacionar as diferentes dimensões espáciotemporais inerentes ao período contemporâneo e compreendêlas numa perspetiva simultaneamente sincrónica e diacrónica; Identificar os principais atores políticos do Portugal contemporâneo analisando criticamente a sua ação. Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro. Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de acordo com as regras da investigação histórica. Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual, por forma a que o estudante revele conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico; distinga os discursos do senso comum e da ciência histórica.
Conteúdos programáticos
I PARTE O LIBERALISMO 1. A revolução liberal. II PARTE A REPÚBLICA 1. O novo regime político republicano 1.1 Estado laico e a questão religiosa. 2. A República e os movimentos sociais. 3. O sidonismo 3.1. Elementos de modernidade do sidonismo III PARTE O ESTADO NOVO 1. A crise do regime republicano e o contexto internacional 1.1.Uma nova geografia europeia no pósguerra. 1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo. 2. A consolidação do regime 3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50. 4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo. 5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo. 6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo 7. A política educativa do Estado Novo IV PARTE GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração regional e mundial, dos seus valores e do seu devir, constituem aspetos fundamentais da construção e afirmação de identidade, para o que a História, enquanto disciplina, pode e deve contribuir. A formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção é reforçada pela forma como se encara aqui o contributo da História Contemporânea. Com estes conteúdos programáticos pretendese ainda que o/a estudante se aproprie de “referências fundamentais” que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História Contemporânea de Portugal.
Metodologias de ensino
Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas estas sessões decorrerão preferencialmente em plenário. Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados. Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico. Elaboração de trabalhos individuais escritos, que poderão ter a forma do comentário de um texto, de um artigo ou um pequeno trabalho monográfico. Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos. Realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias. O apoio tutorial assumirá privilegiadamente a forma presencial, recorrendose no entanto ao mail e à plataforma Moodle. Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino pretendem confrontar os estudantes com o saber histórico pela leitura e análise de trabalhos de investigação histórica produzidas por investigadores da História Contemporânea no sentido de se apropriarem de aspetos teóricos fundamentais desta área do saber. O incentivo para a realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias, preferencialmente relacionadas com a história local, assume grande relevância no conjunto dos trabalhos produzidos pelos estudantes. A apropriação dos métodos próprios da investigação histórica constitui um momento de grande relevância vivenciado no percurso deste processo de trabalho. As sessões de tutoria desempenham um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito
Regime de assiduidade
Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas.
Bibliografia
Barreto, António; Mónica, M. F. (coord.) (2000) Dicionário de História de Portugal. Porto: Figueirinhas. Palácios Cerezales, Diego (2011) Portugal à Coronhada. Lisboa: Tinta da China. Ramos Rui; Sousa, Bernardo Vasconcelos e; Monteiro, Nuno (2011) História de Portugal, Lisboa: A Esfera dos Livros. Reis, António (coord.)(1998) Portugal Contemporâneo. Lisboa: Alfa. Bibliografia Específica Costa, Albérico Afonso (2011) Salazar e a Escola Técnica: Uma reforma tolerada num regime intolerante. Lisboa: Parceria A.M. Pereira. Madeira, João; Pimentel, Irene; Farinha, Luís (2007) Vítimas de Salazar: Estado Novo e violência política. Lisboa: Esfera dos Livros. Mónica, Maria Filomena (1978) Educação e Sociedade no Portugal de Salazar. Lisboa: Presença. Pimentel, Irene (2000) História das Organizações Femininas no Estado Novo. Lisboa: Círculo de Leitores. Telo, A. José (1984) Decadência e queda da I República. 2 vols. Lisboa: Regra do Jogo.
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