This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00020
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Estrangeira: Inglês (B1)

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: OP00020    Sigla: LEIB1
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 19 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carolina Silva   4,00

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa está de acordo com as indicações relativas ao nível B1, de utilizador independente, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). São tidos em conta os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender os pontos principais de informação padronizada sobre assuntos familiares relacionados com o trabalho, a escola, o lazer, etc;
- Gerir a maior parte das situações surgidas em viagem, em regiões em que a língua inglesa é falada;
- Produzir textos simples sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal, incluindo cartas;
- Descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições, assim como apresentar razões e explicações sucintas sobre opiniões e planos.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes, e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem desenvolvidos até ao nível B1, de utilizador independente, do QECR.
Temas: comunicação social; férias e viagens; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; atividades quotidianas; assuntos sociais; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutória, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC será efetuada em conformidade com os elementos que a seguir se indicam.
A. Avaliação contínua (10%):
- Relativa à assiduidade;
- Relativa à oralidade (participação nas atividades da aula, em debates, discussões, etc.);
- Relativa à escrita (realização de trabalhos de compreensão e expressão escrita, de enriquecimento vocabular e/ou gramatical, individuais ou em grupo).
B. Avaliação sumativa:
- Trabalho de pesquisa em grupo e sua apresentação oral (40%);
- Teste (50%).
Em alternativa à avaliação contínua e sumativa, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.

Regime de assiduidade

É obrigatória a presença em 75% das aulas.

Bibliografia

Cambridge Essential English Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Cambridge Learner's Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Cunningham, S., Moor, P. & Crace, A. (2013), Cutting Edge: Pre-Intermediate Students’ Book (Third Edition). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Cunningham, S., Moor, P. & Bygrave, J. (2013), Cutting Edge: Intermediate Student's Book (Third Edition). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Longman Basic English Dictionary. For Pre-Intermediate Learners. London: Pearson Longman.
Longman Active Study Dictionary. For Intermediate – Upper-Intermediate Learners. London: Pearson Longman.
Murphy, R. (2012). English Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Murphy, R. (2015). Essential Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.

Webgrafia – Dicionários de língua inglesa online
http://dictionary.cambridge.org/dictionary/learner-english/
https://www.collinsdictionary.com/
http://www.ldoceonline.com//
https://www.merriam-webster.com/
http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/
http://www.thefreedictionary.com/

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de forma independente, a um nível que corresponde a B1 do QECR.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 22:05:11 Última actualização: 2010-07-19