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Produção e Promoção Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
OP00037 |
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Sigla: |
PPC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Desenvolver estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.
Conteúdos programáticos
Módulo I: O Setor Cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural
Módulo II – Produção e Promoção de Projetos Culturais
Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais
Metodologias de ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Trabalho individual (análise de um equipamento ou projeto cultural): 50%.
b) Trabalho de grupo (elaboração de projeto, apresentação em sala de aula e realização de projeto cultural): 50%.
c) Exercícios em sala: 20%.
Bibliografia
AAVV (2002). O Estado das Artes.¬ As artes e o Estado. Atas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, de 19 a 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Atividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura. Atas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de 24 a 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CAETANO, Joaquim & RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera.
FORTUNA, Carlos & SILVA, Augusto S. (orgs.) (2002). Projeto e Circunstância. Culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento.
GONÇALVES, Gisela & MARTINS, Tiago (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros Labcom.
KOLB, Bonita M. (2005). Marketing for Cultural Organizations. Cork/Irlanda: Thomson.
MENDES, Conceição (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa: Inatel.
PAIS, José Machado Pais (org) & SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
SILVA, Dora Santos (2012). Cultura & Jornalismo Cultural – Tendências de desafios no contexto das indústrias culturais e criativas. Lisboa: Editora Media XXI.
VARGAS, Carlos (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.
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