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Contextos Educativos e Prática Pedagógica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
Código: |
EDB20044 |
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Sigla: |
CEPP |
Áreas Científicas: |
Iniciação à Prática Profissional |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
54 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreende a Educação como um direito social à luz de documentos fundamentais tais como a Declaração dos Direitos Humanos e a Constituição Portuguesa.
- Conhece os princípios organizadores do Sistema Educativo Português (LBSE) e as suas relações com os contextos educativos não formais.
- Identifica, caracteriza e compreende diferentes contextos formais, informais e não formais de Educação valorizando a importância dos contextos não formais.
- Compreende e valoriza o papel dos diferentes contextos educativos para o desenvolvimento integral da criança.
- Conhece as linhas essenciais da história da Pedagogia e alguns pedagogos que constituem um marco na mesma e a sua utilização em contextos não formais de educação.
- Conhece alguns pedadogos portugueses de referência.
- Identifica os diversos participantes no acto educativo e as missões diferenciadas e complementares de cada um
- Compreende o papel dos pais na educação dos filhos em vários contextos e situações.
- Identifica o papel de educadores e professores em contextos educativos não formais e os métodos utilizados.
- Desenvolve competências de análise e reflexão crítica, designadamente sobre as situações educativas observadas nos contextos visitados.
Conteúdos programáticos
1. A Educação
- A Declaração dos Direitos Humanos e a Educação
- A constituição da República Portuguesa e o direito fundamental à Educação
- Conceito de Educação e distinção e relação com outros conceitos associados (Desenvolvimento, Pedagogia, aprendizagem)
- O papel das instituições nacionais e internacionais na Educação
- A organização do Estado Português em termos Educativos–instâncias centrais, reguladoras e adicionais
- A Lei de Bases do Sistema Educativo
2. A Pedagogia
- Breve história da Pedagogia
- Alguns Pedagogos de referência
3. Perspetivas Educação não formal e informal
- Os conceitos de Educação formal, não formal e informal.
- O modelo da educação não formal como alternativa sociopedagógica (a escola fora da escola)
- Os diferentes contextos de educação não formal e as suas funções educativas
- Associações
- Museus
- ATL/programas de férias
- Festividades, romarias
- Contadores de Histórias
- Centros de Cidadania
- Quintas Pedagógicas
(...)
- A complementaridade e articulação entre a educação não formal e formal
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos trabalhados permitem aos estudantes compreender as grandes questões educativas do nosso tempo partindo de uma visão histórica compreensiva da evolução dos conceitos de Educação e Pedagogia. É ainda trabalhada informação específica sobre o contexto português e dados relevantes sobre o nosso sistema educativo, designadamente sobre a Educação formal e não formal, noções essenciais para quem obtém uma primeira certificação nesta área profissional. A aproximação a contextos educativos concretos permite que estes conceitos possam ser melhor apropriados e compreendidos face a situações concretas observadas.
Metodologias de ensino
- Aulas de exposição de temáticas/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de exposição/discussão de trabalhos efetuados pelos estudantes
- Um seminário com convidados externos
- 2 visitas coletivas a contextos educativos - um em grupo e uma individual
- tertúlias pedagógicas literárias
- Prática pedagógica: Estágio de 1 semana de observação participante num contexto educativo não formal de educação 1 semana de estágio em grupo numa instituição de educação não formal:
- um museu com serviço educativo
- um hospital com escola
- uma biblioteca escolar ou municipal
- uma universidade sénior
- AEC ou componente de apoio à família
- Teatro para a Infância ou associação local com actividades de férias para crianças
É necessário fazer levantamento bibliográfico e ler/analisar, pelo menos, um artigo que permita entender e fundamentar o contexto que irão observar.
Este estágio em 2019.20 foi feito de forma virtual, com uma análise dos espaços virtuais e uma entrevista on-line a um responsável.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação constante entre o trabalho da sala de aula de natureza mais informativa, o contacto com profissionais e a observação de práticas no terreno permite que os estudantes possam começar a perspetivar as bases e as exigências das carreiras ligadas à Educação e das características dos contextos em que as mesmas ocorrem, o que nos parece adequado ao 2º ano de um primeiro ciclo de estudos nesta área, de carácter generalista, em que a escolha da profissão não está ainda definida. As metodologias propostas são assim aquelas que permitem obter a perceção sobre a missão educativa de diferentes contextos de Educação e a compreensão do papel do educador de infância e do professor em contextos não formais de educação.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação da UC
A classificação terá em conta os seguintes elementos:
i) Tarefas/trabalhos solicitados nas aulas 15%
ii) Relatório individual de uma das visitas de estudo – 30%
iii) Relatório de estágio - apresentação oral e escrita – 40%
iv) Apresentação de um pedagogo/a – 15%
A não realização da prática pedagógica (visitas e estágio) inviabiliza a aprovação na UC (válido também para os trabalhadores estudantes). Os trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da UC na primeira quinzena do semestre para analisar a sua situação e perceber se é possível algum tipo de adequação em relação à avaliação proposta.
Regime de assiduidade
Para realização de avaliação contínua, os alunos precisam de ter, pelo menos, 75% de aulas assistidas, sob pena de não concluírem a unidade curricular.
Bibliografia
DELORS, J. et all (1996) Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o sec. XXI, Porto, ASA
DUARTE, A. (1993) Educação patrimonial: guia para professores, educadores e monitores de museus e tempos livres, Lisboa, Texto Editora
ESPINAY, R., CANÁRIO R. (1994) Uma escola em mudança com a comunidade – Projecto ECO 1986-1992: experiências e reflexões, Lisboa, ICE
FIGUEIRA, Manuel Henrique (2004) Um Roteiro da Educação Nova em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte.
FREIRE, P. (s/d). Educação Como Prática de Liberdade, Lisboa: Dinalivro.
GOMES, J.F., (1986) Educação Infantil em Portugal, Lisboa, INIC
MONTEIRO, A. Reis (2005) História da Educação. Porto: Porto Editora.
MORGADO, J. (1997). A Relação Pedagógica. Lisboa: Presença
NIZA, S. (1997). Formação Cooperada, Lisboa: Educa.
NÓVOA, A. (s.d.). A Educação Nacional, in Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Lisboa: Presença.
NÓVOA, António (1995) Uma educação que se diz “Nova”, in Sobre a Educaçaõ Nova: Cartas de Adolfo de Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941), Lisboa: Educa.
NÓVOA, António (org.)(2003) Dicionário de Educadores Portugueses. Porto: Edições ASA.
NÓVOA, A., MARCELINO, F., & Ó, J. R. (2015). Sérgio Niza: escritos sobre a educação (2ªed.). Lisboa: Tinta-da-China.
PACHECO, J. (2000). Quando Eu For Grande Quero Ir À Primavera e outras histórias. Porto: Profedições.
PALHARES, A. Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela (2009). In Revista Portuguesa de Educação, 22(2), pp. 53-84. CIEd - Universidade do Minho *
PERRENOUD, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Asa Editores/ CRIAPASA, nº 28.
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SANTOS, Luís Carlos dos (2016) Agostinho da Silva: Filosofia e Espiritualidade , Educação e Pedagogia. Vila Nova de Gaia: Euedito.
SEBASTIÃO DA GAMA, Diário (2011). Lisboa: Editorial Presença.
SILVA, A. (1990) Educação de portugal, Lisboa: Ulmeiro.
SILVA, A.(2000). Textos Pedagógicos I e II, Lisboa: Âncora Editora.
TEDESCO, J.C. (1999) O Novo Pacto Educativo, Gaia: Ed. Fundação Manuel Leão.
Observações
A UC não pode ser realizada através de exame, a inscrição no mesmo serve apenas para melhorar os produtos de avaliação entregues.
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