|
Produção e Promoção Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 1S
Código: |
OP00037 |
|
Sigla: |
PPC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.
Conteúdos programáticos
Módulo I: O Setor Cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural
Módulo II – Produção e Promoção de Projetos Culturais
Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos estão divididos em dois módulos. No primeiro, os estudantes aprendem sobre aspetos fundamentais do setor cultural em Portugal, tendo em conta o debate académico e dados sobre a cultura no país: profissões, públicos, politicas, práticas e regime jurídico da cultura. O segundo módulo é voltado para atividades práticas de planeamento, produção e promoção cultural, no qual os estudantes desenvolvem um projeto cultural como trabalho final da UC.
Metodologias de ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias equilibram o debate conceitual sobre o campo cultural com a prática de planeamento, produção e promoção cultural.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Participação: 20%
b) Trabalho em grupo (vídeo-aula): 20%
c) Análise e apresentação de um projeto ou equipamento cultural: 30%
d) Planeamento, promoção e realização de evento cultural: 30%
A avaliação também pode ser feita por exame.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
|
Total: |
0 |
Bibliografia
Garcia, J. L. (org.) (2014). Mapear os recursos, Levantamento da legislação, Caracterização dos atores, Comparação internacional - Relatório Final. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura.
Gomes, R. T. & Martinho, T. (n/d). The Compendium on Cultural Policies and Trends. Disponível em https://www.culturalpolicies.net/
Gonçalves, G. & Martins, T. (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros Labcom.
Isidoro, A. M.; Simões, M. M.; S. D. de Saldanha; J. Caetano (2014). Manual de Organização e Gestão de eventos. Lisboa: Sílabo
Mantecón, A. R. (2009). O que é o público?. Revista Poiésis, 14, 175-215
Pais, J. M. P. (org); Santos, M. L. (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
|
|