Equipa de Coordenação:
O curso visa desenvolver competências de orientação, supervisão e avaliação de práticas educativas na área da formação inicial e contínua de educadores e professores, tendo em vista a melhoria da qualidade do sistema educativo.
Face ao exposto, o curso organiza-se em torno de três componentes::
(i) Formação Geral em Ciências da Educação: análise crítica e reflexão sobre o sistema educativo, organizações educativas e políticas públicas;
(ii) Formação Específica na Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores: análise crítica e reflexão sobre situações educativas diversas, tendo em vista o desenvolvimento de processos de supervisão, de avaliação e de desenvolvimento profissional;
(iii) Formação orientada para a conceção de um projeto na área de especialização: domínio de técnicas e metodologias para desenvolvimento de recolha e tratamento de dados bem como para a concretização de projetos numa ótica de investigação-ação-formação.
A estrutura do Plano de Estudos tem subjacente o desenvolvimento de competências de análise crítica, de intervenção, de formação, supervisão e avaliação e de consultadoria, que decorrem dos “Perfis de Formação na Formação Especializada de Professores” (Despacho conjunto nº 198/99 de 15 de fevereiro).
O curso está dividido em dois semestres com a duração de 125 horas cada, correspondendo cada semestre a 30 ECTS.
Destinatários: Educadores e professores de qualquer nível de ensino e formadores nos vários ramos de formação.
Condições de admissão:
- Licenciados nas várias áreas do Ensino e Educação.
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas do Ensino e Educação, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico.
Curso submetido como formação especializada em supervisão pedagógica e formação de formadores.
Registo de acreditação: a indicar após acreditação.
Número de créditos: 10.
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