This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Pós-graduações > PG_EE
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Pós-Graduação em "Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor"

Sigla: PG_EE
Início: 2014/2015
Coordenador: Luísa Ramos de Carvalho
Descrição: No contexto social contemporâneo as instituições educativas veem-se confrontadas com uma crescente necessidade de gerir novos saberes e novas práticas para questionar as suas práticas de acordo com as caraterísticas de alunos, professores e comunidades envolventes. Neste contexto urge proporcionar aos professores/educadores a aquisição de um conjunto de competências profissionais renovadas para enfrentarem estas novas problemáticas e para poderem contribuir para a transformação dos modelos tradicionais de intervenção e de construção das práticas e políticas educativas. Para tal é fundamental uma formação especializada e contínua que seja adequada aos desafios profissionais e, de um modo mais abrangente, aos desafios coletivos. A organização escolar e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, permitindo responder às necessidades educativas dos alunos.

O curso está direcionado para que os formandos possam desenvolver saberes e competências necessários para a identificação tanto das barreiras quanto das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procurando garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Pretende-se que os formandos possam refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento de alunos com dificuldades especificamente ligadas ao domínio cognitivo e motor, assim como, intervir de uma forma mais efetiva e criteriosa, tendo por base uma perspetiva centrada nas acomodações curriculares e nas adaptações curriculares significativas e não-significativas. Face a estes objetivos, enunciam-se as seguintes competências que se articulam com as competências expressas no Despacho Conjunto nº 198/99 de 15 de fevereiro, determinando que os professores de Educação Especial deveriam reunir um conjunto de saberes e competências para o seu exercício profissional: análise critica, intervenção, formação, supervisão e avaliação.

A ESE de Setúbal foi pioneira em Portugal a introduzir, desde o seu primeiro ano de funcionamento, em todos os planos de estudo das formações iniciais e complementares de docentes uma disciplina de Necessidades Educativas Especiais. Estas circunstâncias colocam esta escola numa posição privilegiada relativamente à docência desta Pós-Graduação. Em contexto de pandemia dedica uma atenção especial à qualidade do Ensino à Distância e investe na possibilidade de aulas presenciais e presenciais com streaming.



Curso acreditado anualmente, desde a primeira edição, como formação especializada em domínio cognitivo e motor na área da educação especial.
Registo de acreditação da 1.ª edição: CCPFC/CFE-2927/14, número de créditos: 10.

CANDIDATURAS PARA O ANO LECTIVO 2021/21 A candidatura é feita via WEB através da página do IPS (www.ips.pt). Os editais são apresentados por escolas. Prazo para apresentação de candidaturas: de 2021-04-01 até 2021-07-08 As aulas iniciam-se no mês de Outubro e prolongam-se até início de Julho. O horário é pós laboral sendo distribuído entre sextas-feiras ao fim do dia e sábados de manhã. Esporadicamente algumas sessões terão de ser marcadas para sábado à tarde. A duração total é de 250 horas (ver plano de estudos). A formação especializada com acesso ao grupo de recrutamento 910 é apenas possível a formandos com cinco anos de serviço docente efectivo quando do início da formação. NOTA: Nesta altura (Maio de 2021) ainda não sabemos se a modalidade será presencial ou on-line o que será decidido em função da evolução da situação de pandemia e das orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua a quem compete proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua, nomeadamente a acreditação dos cursos de formação especializada.
Informações: Para mais informações sobre a Pós Graduação ou a Formação Especializada em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor contactar a Coordenadora da Pós Graduação através do mail luisa.carvalho@ese.ips.pt. Também durante todo o processo de candidatura e matrícula por favor não hesite em contactar. Obrigada pelo interesse na nossa oferta formativa.

Diplomas

  • Pós-Graduação em "Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor"

Planos de Estudo

Opções
Alunos
Últimas Notícias
Revista Medi@ções
Página gerada em: 2021-07-31 às 01:16:59