ENQUADRAMENTO
O debate sobre o racismo tem nos últimos anos vindo a ganhar relevância no espaço público, através de reivindicações dos movimentos sociais; recomendações de organismos nacionais e internacionais; e a vinda a público, de episódios de descriminação étnico-racial. Tratando-se de uma dimensão das desigualdades sociais e das relações de poder em sociedade, o racismo, enquanto discriminação e desigualdade estrutural, deve ter visibilidade na educação formal e não-formal.
A transformação de práticas, processos e representações nos contextos institucionais e da vida quotidiana no sentido de uma sociedade mais inclusiva, exige maior conhecimento e capacidade de reflexão crítica sobre estas questões, como assinalado no recente Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (Secretaria de Estado para a Cidadania e Educação Antirracista (Conselho Nacional de Educação, 2020). Neste quadro e na sequência da experiência acumulada na oferta formativa de base, assim como ao longo das duas edições do Antirracista da ESE/IPS, a Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Setúbal (ESE-IPS) propõe o curso de formação "Promoção da igualdade étnico-racial", destinado à comunidade educativa do IPS e local (estudantes; força de trabalho, básica e intermediária; organizações; etc.). Tendo-se como finalidade última, a promoção da igualdade étnico-racial, esta formação pretende contribuir para o desenvolvimento de competências antirracistas e promover redes locais em torno destas questões.
OBJETIVOS
Desenvolver as competências antirracistas da comunidade educativa IPS e da comunidade local;
Fomentar sinergias entre a comunidade educativa do IPS e as instituições da comunidade local;
DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO
Comunidade educativa IPS - estudantes; trabalhadores/as docentes e não docentes. Profissionais de organizações locais e nacionais
METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Modelo de ensino em blended-learning, com programação de atividades letivas online e presenciais. As atividades online incidirão sobre a componente teórica do curso e as atividades presenciais, designadamente visita guiada, debruçar-se-á sobre a componente teórico-prática.
RESPONSABILIDADE DO CURSO
Cristina Roldão, Ana Alcântara
CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO
6 horas de contacto (teórico-prático) e 21 horas de trabalho autónomo.
DIPLOMAS
O diploma do curso é enquadrado como uma microcredencial de 1 ECTS (6 horas de contacto e 21 horas de trabalho autónomo) e conferente de certificado mediante a aprovação na atividade de avaliação
VAGAS PARA ACESSO
Número de vagas: 20
Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8
PROPINA
O valor a pagar pelo curso é de 79.51¤, que inclui valor da Propina (14.51¤) e dos emolumentos (65¤ = 25¤ taxa de candidatura + 25¤ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15¤ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial).
Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR bem como os trabalhadores do IPS, estão isentos da propina (número 9 e 10 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5¤.
A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso
PROCESSO DE CANDIDATURA
A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online, no portal do Instituto Politécnico de Setúbal em http://www.ips.pt, e pelo pagamento dos emolumentos associados (quando aplicável).
As candidaturas devem ser efetuadas nos prazos definidos neste edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:
Documento de identificação;
Comprovativo de que o/a candidato/a pertence a organização/instituição com quem o IPS tem um acordo PRR ou que é trabalhador/a do IPS [estão isentos da propina (número 9 e 10 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022].
PRAZOS DE CANDIDATURAS - 1 Fase
Calendário de candidaturas: De 24 de abril de 2023 a 10 de maio de 2023.
Envio da lista ordenada de colocação e exclusão, para homologação: 22 de maio de 2023.
Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 23 de maio de 2023.
Período de reclamações: 24 e 25 de maio de 2023
Decisão sobre as reclamações: 2 de junho de 2023.
Envio da lista ordenada de colocação e exclusão após reclamações, para homologação: 2 de junho de 2023.
Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 5 de junho de 2023.
Matrícula e inscrição: 12 a 15 de junho de 2023.
Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 22 de junho de 2023.
Matricula e inscrição das vagas sobrantes: 23 a 27 de junho de 2023
Início das aulas: junho de 2023
CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DE SELEÇÃO PARA AS CANDIDATURAS A ACESSO
Se cumpridos os critérios de admissão, a seleção ocorrerá por ordem de inscrição.
JÚRI
O júri do concurso de acesso é composto por:
- Presidente: Cristina Gomes da Silva
- Vogais
- Cristina Roldão
- Ana Alcântara
MATRÍCULAS
As matrículas serão realizadas exclusivamente online. Decorrerão nas datas referidas no calendário. Após a publicação dos resultados, os colocados receberão, no endereço de correio eletrónico utilizado na candidatura, uma mensagem contendo toda a informação relativa às matrículas, bem como o acesso aos formulários a preencher.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS, disponível para consulta em:https://www.si.ips.pt/ips_si/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=30328
Contacto da Divisão Académica: https://www.suporte.ips.pt/helpdesk/
Consulte o Edital do Curso.
|