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Didática do Estudo do Meio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - A

Código: MEMCN1003    Sigla: DEM
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 17 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Bianor Valente   1,20
Carlos Cruz   0,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreende a estrutura organizativa e as lógicas de abordagem ao Estudo do Meio.
- Evidencia conhecimento científico de conteúdo e conhecimento didático na abordagem das
temáticas propostas nos documentos orientadores do Ministério da Educação.
- Reconhece a necessidade de tornar explícitos nas atividades a conceber, o caráter dinâmico
das ciências e as dimensões filosóficas, psicológicas e sociais na construção do conhecimento
científico.
- Mobiliza e integra conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relevantes na conceção e
planificação de atividades para o ensino/aprendizagem das ciências naturais e das ciências
sociais no 1º ciclo do ensino básico.
- Manifesta autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração.
- Avalia o valor pedagógico e didático das atividades que elabora e aplica na prática de ensino.

Conteúdos programáticos

- Importância da educação em ciências (naturais e sociais) para a cidadania e desenvolvimento
sustentável: O papel da exploração do meio próximo e distante no desenvolvimento
do conhecimento, das capacidades investigativas, das atitudes e dos valores, numa
ótica da apreciação da construção da ciência e da sua importância no quotidiano.
- Documentos orientadores e as Aprendizagens Essenciais do Estudo do Meio.

- Desenvolvimento das perspetivas do ensino e da aprendizagem do Estudo do Meio:
- Abordagens integradoras para o Estudo do Meio
- Métodos, estratégias e atividades de ensino e de aprendizagem em contextos de
educação formal e não formal.
- Conceção de atividades promotoras da intervenção crítica no meio natural e social.
- Planeamento e prática docente: objetivos, conteúdos (científicos e metacientíficos),
estratégias da aprendizagem e recursos didáticos; avaliação do ensino e das
aprendizagens: formas e instrumentos de avaliação.
- Conceção de projetos pedagógico-didáticos para o ensino do Estudo do Meio


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC procura identificar e mobilizar as potencialidades da área de Estudo do Meio como um
contexto educativo amplo onde se esbatem as fronteiras disciplinares e, por isso, facilitador da
aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento das capacidades, atitudes e valores
fundamentais para a formação científica, social e pessoal dos alunos.
É essencial que os futuros professores do 1º ciclo do ensino básico reflitam sobre a natureza das
suas próprias experiências e ideias sobre as ciências naturais e sociais, de modo que os seus
projetos pedagógico-didáticos traduzam o desenvolvimento das capacidades investigativas e a
exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e
da aprendizagem das ciências naturais e sociais neste nível de escolaridade.
Esta é uma condição para que os futuros professores possam contribuir eficazmente para o
desenvolvimento da cidadania e da integração social, com efeitos no desenvolvimento da
sociedade.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades de discussão e elaboração de
atividades práticas sobre temas integradores da área do Estudo do Meio.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) análise de textos e documentos
variados; b) elaboração de resumos e comentários em fora online; c) discussão sobre os
resultados recentes da investigação em didática; d) análise de casos concretos a partir da
literatura especializada; e) planificação de atividades práticas destinadas aos alunos do 1º ciclo,
com ênfase nas investigações experimentais e em controvérsias socio científicas; f)
apresentação, discussão e autoavaliação das atividades, com análise crítica das suas
potencialidades educativas.

O acompanhamento tutorial previsto refere-se ao apoio dos grupos na realização dos trabalhos
e ao apoio individual sempre que necessário. Este acompanhamento será presencial e a distância,
contribuindo para usar as ferramentas de comunicação online.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC


A metodologia adotada é centrada no estudante. A diversidade de processos de trabalho,
realçando a componente prática, visa conferir aos estudantes a oportunidade de
construírem/planificarem sequências de aprendizagem adequadas aos alunos do 1º ciclo do
ensino básico, fundamentadas na teoria que sustenta as perspetivas de abordagem do Estudo do
Meio. Além disso, procura-se contribuir para uma adequada intervenção dos futuros professores
na prática de ensino, apoiando-os na avaliação do processo de ensino-aprendizagem e na
reflexão sobre as potencialidades educativas dessas práticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A
classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 30%; projeto pedagógico-didático
50%; participação individual (autónomo ou em grupo) 20%.
O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua
participação nas sessões.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%.
Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
Os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde
que acompanhem as atividades. Estes estudantes deverão negociar com o docente a
concretização da avaliação

Bibliografia

Afonso, M., Alveirinho, D., Tomás, H., Calado, S., Ferreira, S., Silva, P., & Alves, V. (2013). Que
ciência se aprende na escola? Uma avaliação do grau de exigência no ensino básico
em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Afonso, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas.
Porto Editora.
Davey, L.; Fromberg (2014). Perspectives on classroom practices. in Mindes, G.. Social studies
for young children: preschool and primary curriculum anchor. Rowman & Littlefield
Education.
Pacheco, J. (2000). Quando eu for grande quero ir à primavera e outras histórias. Profedições.
Parcerisa, A., (et al). (2012). Recursos y estrategias para estudiar ciencias sociales. Graó.
Seefeldt, C., Castle, S. & Falconer, R. (2013). Social Studies for the Preschool/Primary Child. New
York: Pearson.
REEC (Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias) (s.d.). Obtido em setembro de 2021, de:
http://reec.uvigo.es/index.htm
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) (s.d.). Obtido em setembro de
2016, de: http://www.rcaap.pt/
Roldão, M. C. (1995). O Estudo do Meio no 1.º Ciclo. Fundamentos e estratégias. Texto Editora
Scientific Electronic Library Online – SCIELO (s.d.). Obtido em setembro de 2021, de:
http://www.scielo.br
Souza, C.V., Lastória, A. C. & Assolini, F. E. P. (2022). Os saberes docentes dos coordenadores
pedagógicos: fios e missangas de um colar vistoso. Ensino em Re-Vista, 29, p. 1-25
Vasconcelos, C. & Almeida, A. (2012). Aprendizagem baseada na resolução de problemas no
Ensino das Ciências: Propostas de trabalho para as ciências naturais, biologia e
geologia. Porto: Porto Editora.
Vieira, R.M, Tenreiro-Vieira, C. & Martins, I. (2011) A educação em ciências com orientação CTS.
Atividades para o ensino básico. Areal Editores.

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Página gerada em: 2024-05-19 às 13:17:54 Última actualização: 2010-07-19