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História dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
CS100006 |
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Sigla: |
HM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media;
- Compreender a génese e evolução dos meios de comunicação;
- Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e do mundo;
- Analisar o impacto de cada media na sua respetiva época tanto em Portugal como no mundo;
- Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos.
Conteúdos programáticos
- A história dos media e a historiografia
- Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
- A imprensa dos primórdios ao século XX
- A invenção da imprensa periódica e industrial
- A imprensa de massas - Penny Press
- As agências de informação
- A publicidade
- A fotografia
- Processos de controlo de liberdade de expressão - a censura (Estado Novo)
- A rádio
- A televisão
- Novos media, novos jornalismos e novos públicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Tomando como base os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular, os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão ampla sobre a evolução histórica dos media em Portugal e no mundo.
Pretende-se também desenvolver uma visão analítica e crítica do sistema mediático atual. Além disto, os conteúdos incluem uma abordagem aprofundada sobre as transformações e os desafios enfrentados pelos media na era digital.
Metodologias de ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos que frequentemente integram textos académicos sobre a História dos Media com a análise de exemplos práticos. Os estudantes são convidados a participar regularmente em atividades e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino prezam o equilíbrio entre a exposição de conceitos e uma participação efetiva dos estudantes por meio de exercícios e apresentações de trabalhos. O conhecimento científico sobre a História dos Media é desenvolvido por meio de bibliografia académica atualizada e através da reflexão crítica sobre conteúdos apresentados. O propósito é desenvolver um conhecimento amplo sobre a evolução do sistema mediático em Portugal e no mundo, conforme estabelecido nos objetivos da UC.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de aferição: 50%
b) Trabalho em grupo: 30%
c) Atividades de participação: 20%
Regime de assiduidade
Avaliação contínua.
Bibliografia
JEANNENEY, Jean Nöel(1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional
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