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Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - S

Código: ECSATS1    Sigla: ECSATS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Vitor TorresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Ana Rute Martins   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer a ferramenta Scratch – princípios gerais de funcionamento.
- Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver
projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.
- Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch-
Reconhecer o potencial educativo do Scratch
- Conceber situações de aprendizagem de natureza curricular para a sua área ou de natureza
transversal, em conexão com outras áreas.

Conteúdos programáticos

1. Contextualização e exploração da ferramenta Scratch
1.1 Breve história do Scratch (do MIT para Portugal). O projeto EduScratch e os recursos de apoio disponíveis online.
1.2 Apresentação e debate a partir de bons exemplos de projetos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar e contextos educativos que os enquadraram.
1.3 Comandos da linguagem de programação Scratch: função e combinação na produção de blocos de programação(scripts) – Movimento, Aparência, Som, Caneta, Variáveis, Controlo, Operações, Sensores.
1.4 Outros elementos da ferramenta Scratch e sua utilização – Ciclos, Informação do “Sprite”, Editor de desenho.
1.5 Início do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos próprios alunos em contexto de sala de aula.
2. O Scratch como ferramenta transversal ao currículo2. 1 Potencialidades do Scratch nos processos de ensino e aprendizagem e estratégias de utilização educativa desta ferramenta em diferentes áreas curriculares, numa perspetiva transversal.
2.1.1 Desenvolvimento de competências transversais nos alunos, com recurso à exploração da ferramenta Scratch no contexto do Plano de Atividades da Turma.
2.1.2 Modelos de planificação/avaliação de situações de aprendizagem mais adequados .
2.2 Continuação do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais(RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos próprios alunos em contexto de sala de aula.
3 – Cenários de aprendizagem, reflexão e partilha
3.1 Conceção de cenários de aprendizagem em diferentes contextos curriculares que promovem a articulação de conteúdos e a transversalidade das competências a desenvolver pelos alunos.
3.2 Partilha de reflexões e projetos desenvolvidos.


Metodologias de ensino

As atividades a realizar no curso decorrem em sessões síncronas teórico/práticas, e o seu desenvolvimento promoverá a ligação entre os conteúdos da ação e a experiência prévia e contextos de aplicação dos formandos. Serão partilhados na plataforma de formação bons exemplos de projetos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar, como forma de promover o debate sobre as potencialidades educativas do Scratch. Os conteúdos trabalhados deverão servir a prática pedagógica e motivar os formandos para a sua efetiva utilização em contexto de sala de aula. Será privilegiado um ambiente de trabalho colaborativo, conducente à partilha e troca de experiências entre os formandos, promovendo e facilitando processos de auto e hétero formação, por exemplo através da disponibilização de recursos online a que os formandos poderão aceder de modo autónomo em qualquer momento (durante e após a formação).

Metodologia e provas de avaliação

Realização de tarefas ao longo do curso.

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 00:07:57 Última actualização: 2010-07-19