This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MEMCN1002
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didática da Língua e Literatura Portuguesas no 1º Ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - A

Código: MEMCN1002    Sigla: DLLP
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 11 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Maria Beatriz Gil   1,00
Mariana Alte da Veiga   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
• Transferir conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para desenvolver capacidades e atitudes didáticas numa perspetiva profissional.
• Aprofundar o conhecimento de obras literárias para a infância, incluindo textos multimodais e experiências de literacia digital.
• Refletir criticamente sobre o ensino e a aprendizagem da Oralidade, da Leitura, da Escrita e do Conhecimento Explícito da Língua no 1º CEB.
• Analisar criticamente estratégias pedagógicas e didáticas de apoio ao ensino, à aprendizagem e à avaliação em língua materna e não materna.
• Planificar e implementar sequências de aprendizagem no 1º CEB.

Conteúdos programáticos

Princípios e documentos orientadores do ensino do Português.
Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo das crianças.
Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
Oralidade: compreensão e expressão oral
-Géneros do oral
-Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da oralidade.
Escrita: leitura e escrita
-Métodos de iniciação à leitura e à escrita
-Decifração: modelos e vias de acesso
-Compreensão de textos
-Literatura para a infância e textos multimodais
-Avaliação da leitura
-A dimensão ortográfica da escrita
-A avaliação da escrita
-Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da leitura e da escrita.
Da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua
-Delimitação de conceitos: gramática, consciência linguística, conhecimento explícito
-Consciência fonológica, morfológica, lexical, sintática, textual/discursiva e pragmática
-Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento do conhecimento gramatical


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC tem como finalidades desenvolver conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para
consolidar o conhecimento didático da área do futuro professor do 1º CEB. Assim, os conteúdos programáticos incidem em temáticas essenciais da didática, como géneros textuais, aprendizagem e avaliação da oralidade, da iniciação à leitura e à escrita e do desenvolvimento da consciência linguística.

Metodologias de ensino

A UC contempla sessões que configuram diferentes metodologias: (i) a leitura, análise e discussão de documentos normativos e orientadores doensino da língua e da literatura; (ii) apresentação, discussão e sistematização de informação, com base em autores de referência; (iii) análise,seleção, elaboração, apresentação e discussão de sequências didáticas; (iv) Reflexão sobre as práticas e confronto com propostas didaticamentefundamentadas. Serão utilizadas diferentes modalidades de trabalho, individual , a pares e/ou em grupo, incluindo momentos de trabalho adistância, com o recurso a plataformas digitais.
A avaliação contínua terá por base a construção em grupo (60%) de um portefólio reflexivo em formato digital, que incluirá uma componente de trabalho individual (40%): fichas de leitura e sínteses a partir de várias fontes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os estudantes deverão aprofundar e mobilizar conceitos básicos da didática da língua e da literatura, refletir criticamente sobre o ensino e aprendizagem dos diferentes domínios no 1.º ciclo e planificar e implementar sequências de aprendizagem. Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC que incluirão (i) leitura e discussão de textos de natureza normativa (orientações curriculares) e de natureza científica de autores de referência, (ii) a exploração e análise crítica de materiais curriculares focados no ensino e na aprendizagem da língua e literatura portuguesas no1.º ciclo, e (iii) a planificação e implementação de sequências de aprendizagem permitir-lhes-á mobilizar e aprofundar conhecimentos fundamentais para que possam analisar e refletir criticamente sobre o ensino e a aprendizagem da língua e da literatura, assim como planificar e implementar sequências fundamentadas, quer a nível científico, quer pedagógico-didático.
Complementarmente e a partir de problemáticas abordadas na UC, os estudantes deverão evidenciar competências de escrita académica, de exposição oral e discussão fundamentada; de leitura crítica e de pesquisa, seleção e organização da informação

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:
1. planificação de atividades (em grupo/pares) num mínimo de 2 por semestre (65%);
2. reflexão escrita individual (no final de cada semestre) (35%).

Bibliografia

Cardoso, A., Pereira, S., Pinto, M. O., & Silva, M. E. (2018). O Ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGram. In P. Osório, E. Leurquin, & M.d. C. Coelho (Eds.), Lugar da gramática na aula de português (pp. 273-287). Dialogarts.
DGE (2021). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007).O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. DGIDC.
Pinto, M. O. (2010). Desenvolver competências do oral no 1.º ciclo. In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.), Desenvolver competências em língua. Plátano.
Pinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dostextos que os alunos produzem. D.E.L.T.A., 34.4, 1213-1241.
Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a decifração. DGIDC.
Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a compreensão de textos. DGIDC.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 22:25:47 Última actualização: 2010-07-19