This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MEMCN2003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didática da Matemática no 2º Ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - A

Código: MEMCN2003    Sigla: DM2
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 15 Plano de Estudos 3,0 36 81,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Catarina Delgado   0,53
Maria de Fátima Mendes   0,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais da didática da Matemática no 2.º Ciclo, tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem neste ciclo de ensino;
• Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno de questões inerentes a essa prática, nomeadamente no que diz respeito às situações de ensino e aprendizagem da Matemática no 2.º Ciclo do ensino básico;
• Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em cooperação e estimular os futuros professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspectiva de formação e desenvolvimento permanentes.

Conteúdos programáticos

Ensino e aprendizagem numérica, algébrica, geométrica e de organização e tratamento de dados no 2.º ciclo, em particular, operações com números racionais nas diferentes representações, propriedades das figuras planas e no espaço, isometrias, diferentes grandezas e processos de medição, pensamento algébrico e representação e análise de dados:
• Conceitos e noções matemáticas que suportam a evolução de cada aluno;
• Marcos fundamentais de evolução;
• Ensino da matemática a partir do que cada aluno sabe e é capaz de fazer;
• Tarefas matemáticas promotoras de aprendizagem: tipos, natureza, articulação e potencialidades;
• Materiais curriculares e não curriculares que o professor pode usar e/ou adaptar para apoiar a diferenciação pedagógica na sala de aula;
• Tecnologias digitais na aula do 2.º ciclo: intencionalidade, organização e adequação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC tem como objetivo fundamental apoiar a construção do conhecimento didático do futuro professor de Matemática do 2.º Ciclo. Centra-se nos temas didáticos associados aos tópicos e conteúdos matemáticos das Aprendizagens Essenciais da Matemática deste ciclo, na sequência dos já abordados no 1.º ciclo. Associados à aprendizagem desses tópicos e conteúdos matemáticos identificam-se marcos da sua evolução, analisam-se documentos e materiais curriculares – tarefas, materiais manipuláveis e tecnologias digitais (jogos digitais, applets e software educacional específico) – que podem suportar a aprendizagem dos alunos e discutem-se estratégias de diferenciação pedagógica em matemática.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer individualmente quer em grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas do programa. As atividades a realizar incluirão: a discussão de textos didáticos, a análise de documentos e a exploração e análise das potencialidades de tarefas, de materiais manipuláveis e de tecnologias digitais.
O acompanhamento tutorial visará a orientação do estudo, o esclarecimento de dúvidas e a monitorização dos trabalhos a desenvolver. Poderá ser feito presencialmente e a distância, via plataforma Moodle e zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas nesta UC situam-se a quatro níveis: usar adequadamente as atuais orientações curriculares para ensino da Matemática no 2.º ciclo; mobilizar ideias e conceitos de didática da Matemática fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da Matemática no 2.º ciclo; apresentar uma atitude crítica e fundamentada na análise de textos e episódios trabalhados na UC e usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos. Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da Matemática nos 5.º e 6.º anos; exploração e análise da intencionalidade de tarefas matemáticas; exploração e análise da adequação de materiais manipuláveis; exploração de applets e software educacional específico. Para além da análise das tarefas matemáticas, os estudantes serão envolvidos na sua adaptação e na construção de indicações sobre o modo de as explorar, que reflitam as orientações curriculares oficiais para os 5.º e 6.º anos de escolaridade e que permitam aprendizagens diferenciadas em matemática.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações:
• participação nas atividades das aulas (10%);
• realização de uma proposta de exploração de um recurso digital para alunos do 2.º ciclo (tema Números racionais – frações, decimais e percentagens) e apresentação à turma (20%) – em grupos de 4 e um de 3;
• análise escrita de episódios sobre números racionais (30%) - individual;
• realização de uma proposta de exploração de um recurso digital para alunos do 2.º ciclo (tema Geometria ou Dados) e apresentação à turma (20%) – em grupos de 4 e um de 3;
• análise de um artigo sobre uma temática relacionada com o ensino e a aprendizagem da matemática (20%) – em grupos de 4 e um de 3.

Regime de assiduidade

Os estudantes com Estatutos Especiais devem combinar com a RUC da UC formas alternativas de participação e de avaliação, de acordo com o RFA.

Bibliografia

Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Oliveira, P., & Sousa, H. (2011). Geometria e medida no ensino básico. DGIDC. https://www.researchgate.net/publication/270051243_Geometria_e_medida_no_ensino_basico#fullTextFileContent
Canavarro et al., (2021). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
GTEC. (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. DGE. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf
Martins, G., & Ponte, J. (2011). Organização e tratamento de dados. DGIDC. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/49830/1/Martins%2C%20Ponte%20OTD_revisto2%202011.pdf
Martins, G. O., Gomes, C. S., Brocardo, J. L., Pedroso, J. V., Acosta Carrillo, J. L., Ucha, L. M., Encarnação, M., Horta, M. J., Calçada, M. T., Nery, R. V., Rodrigues, S. V. (2018). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. DGE. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. APM e IIE.
NCTM (2017). Princípios para a ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. APM.
Ponte, J., Branco, N., & Matos, A. (2009). Álgebra no ensino básico. DGIDC. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf
Santos, E., Brunheira, L., Martins, I., Serra, S., & Martins, C. (2022). Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico. Coletânea de tarefas. 5.º ano de escolaridade. DGE. https://aem.dge.mec.pt/sites/default/files/resources/coletanea_5ano.pdf
Van Galen, F., et al. (2008). Fractions, percentages, decimals, and proportions. Sense Publishers.
Recursos diversos: https://aem.dge.mec.pt/pt/recursos

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 04:08:09 Última actualização: 2010-07-19