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Literacia Científica e Literacia da Informação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1T
Código: |
MEMCN2006 |
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Sigla: |
LCLI |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEMCN |
8 |
Plano de Estudos |
2º |
3,0 |
36 |
81,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Compreender a importância do conhecimento e da cultura científica para uma cidadania ativa.
b) Revelar uma atitude crítica e científica face aos desafios do quotidiano dos cidadãos.
c) Problematizar as interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
d) Compreender as características da atividade científica.
e) Compreender as dinâmicas de divulgação em ambiente digital.
f) Identificar, recolher e selecionar criticamente informação para a conceção de materiais didáticos, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando princípios éticos e normativos.
Conteúdos programáticos
1. Ciência nos meios de comunicação
- Características da atividade científica
- Controvérsias sociocientíficas
- Relação entre ciência, tecnologia e sociedade
2. Fontes de informação sobre ciência e tecnologia
- Acesso e uso crítico da informação
- Credibilidade das fontes de informação
- Fake News e seus impactos
- Diversidade de ferramentas digitais
3. Literacia digital e cidadania
- Direitos e deveres em ambiente digital
- As TIC e a cidadania digital
4. Conceção de materiais didático-pedagógicos para o ensino e a aprendizagem
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de conhecimentos e de competências necessários à compreensão e análise crítica de questões atuais que constituem fonte de preocupação e/ou controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, assim como à sua concretização no processo de ensino e de aprendizagem das ciências.
Procura-se, assim, elevar o nível de literacia científica e de literacia da informação dos estudantes, uma vez que as crescentes possibilidades do acesso à informação, sobretudo em formatos digitais, geram problemas de gestão da quantidade e da qualidade de dados disponíveis sobre diversos contextos científicos, sociais e culturais.
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a promoção da literacia científica e da literacia da informação, de forma articulada. Pretende-se, por um lado, a apropriação de conhecimento científico e de conteúdos sobre a construção do conhecimento científico nas suas várias dimensões e, por outro, a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã, enquadrada no papel da escola.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Privilegia-se a realização de atividades de discussão de temas científicos e sociocientíficos que evidenciem as interações que a ciência e a tecnologia estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem importantes ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados. A flexibilidade de seleção dos assuntos em discussão visa responder aos interesses das/os estudantes, focando o papel dos meios de comunicação, como notícias de jornal sobre a realização de investigações científicas, na divulgação de ciência e na conceção de materiais didáticos.
Metodologia e provas de avaliação
O processo compreende a pesquisa de informação, análise, debate, trabalhos de grupo, discussão e apresentações orais, relacionados com as temáticas abordadas que potenciem a conceção de materiais didático-pedagógicos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. A avaliação tem as seguintes ponderações: (a) participação de qualidade nas atividades das sessões presenciais (30%); e (b) planificação de atividades suscetíveis de serem desenvolvidas na prática pedagógica (70%).
Bibliografia
Castells, M. (2004). A galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Duschl, R. et al. (2007). Taking science to school. Washington: National Academies.
Fontes, A., & Silva, I. (2004). Uma nova forma de aprender ciências. Porto: Asa.
Gil, H. (2019). Nativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: pontes para a infoinclusão. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 3(2), 164-184.
Jarman, R., & McClune, B. (2007). Developing scientific literacy: Using News Media In The Classroom. Maidenhead: Open University.
Oliveira, I. et al. (2019). Mediação do conhecimento e cultura científica. Lisboa: Ciência Viva.
Ponte, C. (2020). Nós na Rede - Ambientes digitais de crianças e jovens. Lisboa: Almedina.
Souza, M. (2018). Educação digital: a base para a construção da cidadania digital. http://www.europe-direct-aveiro.aeva.eu/debatereuropa/
Casa das Ciências. https://www.casadasciencias.org/
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. https://www.erte.dge.mec.pt/cidadania-digital
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