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Literacia Científica e Literacia da Informação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1T

Código: MEMCN2006    Sigla: LCLI
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 8 Plano de Estudos 3,0 36 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sílvia Cristina dos Reis FerreiraResponsável
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Sílvia Ferreira   0,60
Sílvia Couvaneiro   0,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Compreender a importância do conhecimento e da cultura científica para uma cidadania ativa.
b) Revelar uma atitude crítica e científica face aos desafios do quotidiano dos cidadãos.
c) Problematizar as interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
d) Compreender as características da atividade científica.
e) Compreender as dinâmicas de divulgação em ambiente digital.
f) Identificar, recolher e selecionar criticamente informação para a conceção de materiais didáticos, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando princípios éticos e normativos.

Conteúdos programáticos

1. Ciência nos meios de comunicação
- Características da atividade científica
- Controvérsias sociocientíficas
- Relação entre ciência, tecnologia e sociedade
2. Fontes de informação sobre ciência e tecnologia
- Acesso e uso crítico da informação
- Credibilidade das fontes de informação
- Fake News e seus impactos
- Diversidade de ferramentas digitais
3. Literacia digital e cidadania
- Direitos e deveres em ambiente digital
- As TIC e a cidadania digital
4. Conceção de materiais didático-pedagógicos para o ensino e a aprendizagem


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de conhecimentos e de competências necessários à compreensão e análise crítica de questões atuais que constituem fonte de preocupação e/ou controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, assim como à sua concretização no processo de ensino e de aprendizagem das ciências.
Procura-se, assim, elevar o nível de literacia científica e de literacia da informação dos estudantes, uma vez que as crescentes possibilidades do acesso à informação, sobretudo em formatos digitais, geram problemas de gestão da quantidade e da qualidade de dados disponíveis sobre diversos contextos científicos, sociais e culturais.

Metodologias de ensino

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a promoção da literacia científica e da literacia da informação, de forma articulada. Pretende-se, por um lado, a apropriação de conhecimento científico e de conteúdos sobre a construção do conhecimento científico nas suas várias dimensões e, por outro, a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã, enquadrada no papel da escola.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegia-se a realização de atividades de discussão de temas científicos e sociocientíficos que evidenciem as interações que a ciência e a tecnologia estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem importantes ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados. A flexibilidade de seleção dos assuntos em discussão visa responder aos interesses das/os estudantes, focando o papel dos meios de comunicação, como notícias de jornal sobre a realização de investigações científicas, na divulgação de ciência e na conceção de materiais didáticos.

Metodologia e provas de avaliação

O processo compreende a pesquisa de informação, análise, debate, trabalhos de grupo, discussão e apresentações orais, relacionados com as temáticas abordadas que potenciem a conceção de materiais didático-pedagógicos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. A avaliação tem as seguintes ponderações: (a) participação de qualidade nas atividades das sessões presenciais (30%); e (b) planificação de atividades suscetíveis de serem desenvolvidas na prática pedagógica (70%).

Bibliografia

Castells, M. (2004). A galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Duschl, R. et al. (2007). Taking science to school. Washington: National Academies.
Fontes, A., & Silva, I. (2004). Uma nova forma de aprender ciências. Porto: Asa.
Gil, H. (2019). Nativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: pontes para a infoinclusão. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 3(2), 164-184.
Jarman, R., & McClune, B. (2007). Developing scientific literacy: Using News Media In The Classroom. Maidenhead: Open University.
Oliveira, I. et al. (2019). Mediação do conhecimento e cultura científica. Lisboa: Ciência Viva.
Ponte, C. (2020). Nós na Rede - Ambientes digitais de crianças e jovens. Lisboa: Almedina.
Souza, M. (2018). Educação digital: a base para a construção da cidadania digital. http://www.europe-direct-aveiro.aeva.eu/debatereuropa/

Casa das Ciências. https://www.casadasciencias.org/
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. https://www.erte.dge.mec.pt/cidadania-digital

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 18:44:06 Última actualização: 2010-07-19