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Aprendizagem Baseada em Projetos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1T
Código: |
MEMCN2007 |
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Sigla: |
ABP |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEMCN |
7 |
Plano de Estudos |
2º |
3,0 |
36 |
81,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
− Desenvolver capacidades de pensamento crítico e criativo, de resolução de problemas, de autonomia, de comunicação, de cocriação e decolaboração.
− Mobilizar competências e conhecimentos de várias áreas do saber na identificação de desafios educativos e no desenvolvimento de projetos.
− Recorrer a competências digitais adequadas às diferentes etapas da aprendizagem baseada em projetos.
− Mobilizar tecnologias digitais para enriquecer contextos de aprendizagens no 1.º e no 2.º ciclo.
− Dominar e adequar conhecimentos metodológicos necessários para o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem com articulação curricular.
Conteúdos programáticos
Da metodologia de trabalho de projeto à aprendizagem baseada em problemas:
- Metodologia de trabalho de projeto;
- PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas);
- Design Thinking.
Etapas da Aprendizagem baseada em projetos.
Aprendizagem baseada em projetos e competências para o século XXI.
Os 4 C da Educação (Colaboração, pensamento Crítico, Criatividade e Comunicação).
Projetos de aprendizagem para o 1.º ciclo e para o 2.º ciclo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Numa perspetiva de isomorfismo pedagógico na formação inicial de professores, a UC Aprendizagem Baseada em Projetos procura não só colocaros estudantes em contacto com a realidade dos projetos de aprendizagens de escolas, mas também criar condições para que experimentem, noseu percurso formativo, metodologias no quadro da Pedagogia de Projeto. Para que os estudantes alcancem os objetivos que os capacitam deautonomia no desenvolvimento de projetos para os seus futuros alunos, são necessários os conhecimentos tratados mediante os tópicos dosconteúdos programáticos, os quais incluem uma perspetiva diversificada de metodologias e o conhecimento processual necessário àimplementação dessas metodologias. Destaque-se ainda a estreita associação entre Pedagogia de Projeto e competências digitais, transversal aobjetivos e conteúdos da UC.
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino procuram proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem no quadro da Pedagogia de Projeto, com recursoa tecnologias, no sentido de modelizar as suas práticas profissionais numa escola do século XX. Entre as abordagens metodológicas adesenvolver, destacam-se:
− Sala de aula invertida, focada nos principais temas da pedagogia centrada em projetos.
− Estudo de casos de projetos desenvolvidos em escolas, apresentados por professores convidados.
− Desenvolvimento de uma proposta de projeto de aprendizagem para o 1.º ou para o 2.º ciclo, em trabalho autónomo, em grupo, comacompanhamento tutorial.
− Avaliação do processo de aprendizagem, com portefólio digital:
o Componente individual – reflexão sobre o percurso de aprendizagem na UC (40%);
o Componente em grupo – processo de desenvolvimento do projeto (60%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Reforçando a ideia de isomorfismo pedagógico na formação de professores, as metodologias selecionadas, incluindo o portefólio de reflexão sobreas aprendizagens em suporte digital, poderão vir a ser mobilizadas pelos futuros professores de 1.º e de 2.º ciclos, quer na sua sala de aula, querem projetos domínio de autonomia curricular, quer em outros projetos de articulação curricular. Estas metodologias, no quadro da Pedagogia deProjeto, cumprem a dupla função de formação e modelização de práticas profissionais, apoiando os objetivos de aprendizagem da UC, erespondem aos atuais desafios de um currículo flexível, inclusivo e centrado em áreas de competência para o século XXI.
Regime de assiduidade
Assistência a pelo menos 75% das aulas.
Bibliografia
Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto Editora.
Healey, M., & Healey, R. (2019). Embedding Active Learning into Your Teaching Practice. Learning + Teaching Academy. https://lta.hw.ac.uk/wp-content/uploads/Embedding-Active-Learning-into-Your-Teaching-Practice.pdf
Prensky, M. (2016). Education to better their world. Unleashing the power of 21st- century kids. Teachers College Press.
Rodrigues, M. R., Pinto, J., & Pires, A. L. O. (2018). ePortfolio as a Learning and Assessment Tool. In I. K. & M. Laurikainen (Ed.), EmpoweringePortfolio Process. Hamk Unlimited Journal.
Trilling, B. & Ginevri, W. (2017). Project management for education. The bridge to 21st-century learning. PMI Educational Foundation.
Trindade, R. (2018). Autonomia, flexibilidade e gestão curricular: relatos de práticas. Leya Educação.
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