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Biologia e Geologia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: MEMCN2008    Sigla: BG
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 15 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sílvia Cristina dos Reis FerreiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Helena Deus   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Revelar conhecimento e compreensão de conteúdos de Biologia e Geologia.
- Reconhecer e utilizar discursos específicos da Biologia e Geologia.
- Mobilizar o conhecimento científico associado às respetivas áreas curriculares do Ensino Básico.
- Aprofundar conteúdos científicos recorrendo a fontes de informação diversificadas.
- Utilizar técnicas de observação, recolha e interpretação de dados empíricos diversificadas.
- Demonstrar e desenvolver competências de investigação de carácter experimental.
- Mobilizar o conhecimento científico na discussão de temas da atualidade.
- Reconhecer a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
- Desenvolver capacidades de questionamento e de pensamento crítico da realidade e dos saberes.

Conteúdos programáticos

1. O sistema célula
- A evolução celular: células procariotas e eucariotas
- As biomoléculas
- Organização das células eucariotas: interação estrutura-função
- O funcionamento da célula: obtenção e armazenamento de energia (respiração celular, fermentação e fotossíntese); circulação da informação
- Níveis de organização biológica: da célula ao organismo
- Bioética e manipulação celular

2. Dinâmica da Terra
- Tectónica de placas e estrutura da Terra
- Processos geológicos: da geodinâmica interna à geodinâmica externa
- Diversidade de minerais e rochas; o ciclo das rochas
- Recursos geológicos: património geológico e sustentabilidade


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta unidade curricular, pretende-se que os estudantes aprofundem o seu conhecimento sobre conceitos de biologia e geologia e que simultaneamente desenvolvam competências de questionamento, pesquisa, seleção e análise de informação, utilizando fontes e recursos diversificados. Estas competências são essenciais para a atualização científica ao longo do seu futuro profissional e para o desenvolvimento do gosto e da curiosidade pelas ciências. A gestão dos conteúdos é feita tendo em consideração a discussão de temas e controvérsias sócio científicas muitas vezes associadas a temas de biologia e geologia. Privilegia-se igualmente o desenvolvimento de capacidades de processos científicos, nomeadamente as que estão associadas à realização de investigações de carácter experimental.

Metodologias de ensino

Utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem centrada no estudante, prevendo-se as seguintes situações de aprendizagem: leitura e compreensão de textos e documentos diversos; discussão orientada de temas; participação em debates presenciais e em fóruns on-line; elaboração de relatórios (discussão e comunicação de resultados); realização de atividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações; realização de trabalho de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração o seu futuro papel enquanto professor. Neste sentido, realizam-se atividades práticas diversificadas, envolvendo os estudantes na realização de experiências simples, investigações, saídas de campo, discussões e debates. A ciência será apresentada como um processo ativo de investigação e construção do conhecimento científico e não como um corpo acabado de conhecimentos. As metodologias de ensino-aprendizagens definidas permitem estimular o raciocínio crítico, a pesquisa de informação científica e de divulgação científica credível, apostando na formação dos futuros profissionais, não só ano nível da formação inicial, mas também da sua atualização contínua.

Metodologia e provas de avaliação

Os elementos de avaliação incidirão sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e sobre os produtos das atividades indicados a seguir:
- teste escrito individual (40%);
- teste teórico-prático individual (25%)
- relatório em pequeno grupo sobre algumas atividades práticas (25%);
- participação (10%).

Regime de assiduidade

Para avaliação contínua é obrigatória a frequência de 70% das aulas práticas.

Bibliografia

Azevedo, C., & Sunkel, C. (2012). Biologia celular e molecular. LIDEL.
Bryson, B. (2013). Breve história de quase tudo. Lisboa: Bertrand Editora.
Costa, J. B. (1998). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Galopim de Carvalho, A. (2011). Dicionário de Geologia. Lisboa: Âncora Editora.
Galopim de Carvalho, A. (2021). As pedras na ciência e na cultura. Lisboa: Âncora Editora.
Grotzinger, J., & Jordan, T. (2020). Understanding Earth. New York: Macmillan Learning.
Reece, J., Urry, L., Cain, M. Wassermen, S., & Minorsky, P. (2021). Campbell Biology. Menlo Park: Benjamin Cunmings.
Rosa, H. (Coord.) (2004). Bioética para as Ciências Naturais. Lisboa: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Silva, J., & Silva J. (2011). Os elementos químicos e a vida. Lisboa: Instituto Superior Técnico.
Páginas online:
GeoPortal – Energia e Geologia. https://geoportal.lneg.pt/
USGS: Science for a changing world. http://www.usgs.gov

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 00:52:35 Última actualização: 2010-07-19