This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MEMCN2009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Ciências Física e Química

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: MEMCN2009    Sigla: CFQ
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEMCN 15 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Miguel FreitasResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
José Fanica   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Revela conhecimentos científicos aprofundados nas áreas da Física e da Química.
. Utiliza o raciocínio hipotético-dedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Mobiliza o conhecimento científico associado às respetivas áreas curriculares do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
. Identifica, recolhe, organiza, analisa e sintetiza informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe, analisa e interpreta dados recolhidos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Apresenta resultados obtidos, defende-os, argumenta e discute as suas implicações.
. Reconhece a Física e a Química como uma construção humana, compreendendo os aspetos históricos da sua produção e as suas relações com os contextos cultural, socioeconómico e político.
. Comunica corretamente resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita (textos, relatórios, etc).

Conteúdos programáticos

Água
- Misturas (solvente, soluto, solução, solubilidade, imiscível, separação de fases, osmose, movimento Browniano, difusão)
- Ciclo da água (capacidade térmica, humidade, diagrama de fases)
Atmosfera
- Composição química e estrutura da atmosfera
- Transformações químicas, fotoquímicas e físicas (radiação solar, ozono, aurora boreal, efeito de estufa)
Poluição e suas consequências
- Aquática (CBO e CBQ, patogénica, eutrofização, metais pesados)
- Atmosférica (rarefação da camada de ozono, metano e outros gases de efeito de estufa, NOx, chuvas ácidas)
Espaço
- Sistema Solar (constituição e exploração)
- Universo (formação, evolução, constituição)


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos correspondem a uma visão abrangente dos conteúdos da Física e da Química, tendo em consideração os documentos curriculares oficiais indicados para o Estudo do Meio no 1º ciclo e as Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico. A gestão dos conteúdos é feita privilegiando o desenvolvimento de capacidades de investigação e de aprendizagem autónoma, evidenciando o papel dos recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos na vida do quotidiano. No mundo atual é essencial que os estudantes sejam capazes de abordar a gestão dos recursos naturais, ainda que de um modo simplificado, e os impactos ambientais e sociais da utilização extensiva desses recursos. A promoção da literacia científica dos estudantes capacita-os para analisar criticamente situações do quotidiano, a pronunciar-se sobre essas situações e a tomar decisões informadas.

Metodologias de ensino

As metodologias de ensino centram-se na atividade dos estudantes. Nas aulas práticas e teórico-práticas será privilegiado o trabalho de investigação e as discussões em pequeno grupo. A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação de informação contida em suportes diversos; (c) elaboração de relatórios e comunicação de resultados de investigações;(d) exposição aos pares de estratégias de sustentabilidade na utilização de recursos naturais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino visam preparar os futuros professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico de forma a enfrentar os desafios que a Física e a Química, ainda que dispersos nas Ciências da Naturais e no Estudo do Meio, lhes colocam atualmente. Recorrendo-se a abordagens metodológicas centradas na atividade dos estudantes, serão privilegiados o raciocínio hipotético-dedutivo e o respeito pela evidência através de uma abordagem metodológica por inquérito, em que se procura criar situações de envolvimento dos estudantes na realização de experiências simples que proporcionem um contacto com os procedimentos da investigação científica e o aprofundamento de conceitos científicos.
A realização de trabalho autónomo, com apoio tutorial, e a apresentação aos pares permitirão a sistematização dos conceitos científicos abordados, identificando, recolhendo, organizando, analisando e sintetizando a informação, reconhecendo a credibilidade das fontes.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes (mínimo de 80% das atividades propostas), nas seguintes componentes: teste 50%; trabalho de grupo 35% e participação individual 15%.

Bibliografia

Bloomfield, L. (2015). How Things Work: The Physics of Everyday Life. Wiley
Bryson, B. (2013). Breve história de quase tudo. Bertrand Editora
Calado, J. (2012). Haja luz!: uma história da química através de tudo. Instituto Superior Técnico
Carvalho, R. (2007). A Física no dia-a-dia. Relógio de Água
Chang, R., & Goldsby, K. (2012). Química. MacGraw Hill
Escoval, M. (2010). A acção da Química na nossa vida. Editorial Presença
Sawyer, C., McCarty, P., & Parkin, G. (2003). Chemistry for environmental engineering and science. McGraw-Hill
Seinfeld, J., & Pandis, S. (2016). Atmospheric Chemistry and Physics: From air pollution to climate change. John Wiley & Sons
Silva, P., & Silva, J. (2009). A Importância de ser electrão. Gradiva Publicações
Snyder, C. (2002). The extraordinary Chemistry of ordinary things. John Wiley & Sons
Páginas online
National Aeronautics and Space Administration: https://www.nasa.gov/

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 03:33:12 Última actualização: 2010-07-19