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Escrita Académica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
MEPHGP108 |
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Sigla: |
EA |
Áreas Científicas: |
Área de Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEPHGP |
12 |
Planos de Estudo |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
(i) localizar e selecionar eficazmente a informação a partir de diferentes fontes;
(ii) conhecer as especificidades do discurso académico;
(iv) produzir textos usados em contexto académico, respeitando as suas características discursivas e linguísticas;
(v) mobilizar os conhecimentos adquiridos na produção de textos académicos em diferentes UC e, futuramente, na vida profissional.
Conteúdos programáticos
• Literacia da informação
• Especificidades do discurso académico
• Da leitura à escrita: um percurso centrado na seleção, tratamento e organização da informação
• Géneros da esfera académica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
• Macro e microestruturas textuais
• Do processo de escrita à comunicação de resultados
Metodologias de ensino
Partindo da conceção socioconstrutivista do processo de ensino-aprendizagem, as atividades
propostas serão, sempre que possível, orientadas para a descoberta das propriedades estruturais, discursivas e linguísticas do género textual. Neste sentido, a (o) docente não “ensina” ou “expõe”as características do género textual às (aos) estudantes, mas são estas(es) que investigam e descobrem a configuração do género, a partir da leitura de textos de referência que poderão emergir de diferentes UC do plano de estudo, valorizando-se, assim, um trabalho em articulação e possibilitando a comunicação e divulgação dos produtos realizados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Em contexto de formação inicial, torna-se fundamental que as (os) estudantes leiam e escrevam textos da esfera académica, cuja especificidade implica um conhecimento aprofundado das suas características e propriedades configuradoras. Assim, justifica-se que os conteúdos selecionados se centrem nas características textuais e discursivas destes génros, nomeadamente do artigo científico. Neste contexto assume ainda especial relevo o conhecimento de estratégias diferenciadas de seleção, tratamento e organização de informação, com o recurso, por exemplo, a mapas de conceitos, esquemas ou outras formas de representação gráfica (organizadores gráficos), que são de extrema importância, na medida em que facilitam a organização conceptual, reestruturam e promovem a metacognição.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará atividades de expressão escrita, a pares (40%), e a construção individual (60%) de um portefólio digital, no qual estejam representados os momentos da aprendizagem mais significativos para cada estudante.
Bibliografia
Cabral, A. P. (2003). Leitura, compreensão e escrita no Ensino Superior e sucesso académico. [Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro], Aveiro.
Cardoso, A., & Pinto, M. O. (2019). Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V.
Santos (Eds.), Discurso académico: uma área disciplinar em construção (pp. 153-182).
CELGA-ILTEC.
Cardoso, A., Sebastião, I., & Teixeira, C. (2018). O resumo de artigo científico: Exemplo de um percurso didático em escrita académica. In P. Osório, E. Leurquin, & M. C. Coelho (Org.), Lugar da gramática na aula de Português (pp. 126-147). Rio de Janeiro: Editora Dialogarts.
Pinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzem. D.E.L.T.A., 34.4, 1213-1241. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0102-
445010479593676613
Rodrigues, L. C. S. (2010). Dificuldades de Síntese na Escrita de Alunos do Ensino Superior Politécnico [Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro]. Aveiro.
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