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Seminário de Articulação Curricular: Matemática, Português e Cidadania

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2T

Código: MEPHGP111    Sigla: SACMPC
Áreas Científicas: Didáticas Especificas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPHGP 5 Planos de Estudo 3,0 36 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Catarina Delgado   0,00
Mariana Alte da Veiga   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Reconhecer a importância da integração de saberes associados à matemática, ao português e à cidadania para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos do 1.º ciclo de forma holística;

Conhecer e experimentar processos e práticas associadas à exploração de histórias infantis numa perspetiva integradora de saberes;

Conceber, desenvolver e avaliar propostas de tarefas de articulação das áreas da matemática e do português tendo por horizonte a sua aplicabilidade a diferentes realidades do contexto educativo e o desenvolvimento da cidadania dos alunos do 1.º ciclo.

Conteúdos programáticos

Tarefas integradoras: Significado, potencialidades e desafios;

Relações intra e interdisciplinares: português e matemática;

Potencialidades dos livros infantis na articulação de saberes e como meio de ler e de interpretar o mundo;

Planeamento, intervenção e avaliação de tarefas integradoras no 1.º ciclo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC visa promover o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes, envolvendo-os num processo formativo de articulação curricular, contrariando a tradicional compartimentação das áreas científicas. Em particular, foca-se nas possibilidades de articulação de duas áreas científicas – Matemática e Português – que habitualmente não são incluídas, conjuntamente, em percursos didático-pedagógicos interdisciplinares. Tem também subjacente a ideia de que o desenvolvimento integrado de saberes deverá passar por momentos de aprendizagem nos quais se colocam questões e interrogações e se aprende a ler e a interpretar o mundo, aspetos essenciais para o desenvolvimento de uma cidadania plena, ativa e criativa dos alunos do 1.º ciclo. Neste sentido, os seus conteúdos incidem na articulação curricular; nas relações intra e interdisciplinares que se podem estabelecer no português e na matemática; no planeamento, intervenção e avaliação de tarefas que visam a articulação destas áreas.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, em grupo ou individualmente, procurando o aprofundamento de conhecimentos relativos às temáticas abordadas.
O acompanhamento tutorial visará a orientação do estudo e a monitorização dos trabalhos a realizar. Poderá ser feito presencialmente e a distância, via plataforma moodle ou zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta UC pretende-se que os estudantes reconheçam a importância da integração de saberes associados à matemática, ao português e à cidadania para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos do 1.º ciclo e se envolvam na planificação de tarefas que promovam essa integração a partir de livros infantis. A sua exploração adequada é comummente associada ao desenvolvimento de competências comunicativas e pode constituir um excelente recurso para o desenvolvimento de conceitos e processos matemáticos.
Daqui decorre a necessidade de proporcionar aos estudantes o contacto com diversos livros infantis, selecionados de acordo com critérios de qualidade literária e de adequabilidade do conteúdo, e de fomentar a análise critica de diferentes propostas de articulação entre as áreas acima referidas. Simultaneamente, é essencial encorajar a reflexão de modo a identificar as potencialidades e constrangimentos do uso deste tipo de abordagem em diferentes realidades do contexto educativo, tendo em vista a valorização do desenvolvimento da cidadania. Assim, as atividades a realizar nesta UC incluem: i) a discussão de textos; a análise de documentos curriculares; ii) a exploração de histórias de livros infantis; iii) a análise de propostas didáticas que articulem as áreas da matemática e do português; e iv) a planificação de propostas com estas características.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará atividades de expressão escrita e oral. Inclui os seguintes produtos: participação em atividades propostas nas aulas (15%); planificação, a pares, de uma tarefa integradora que articule as áreas da matemática e do português e de elementos associados à possibilidade de desenvolvimento da cidadania dos alunos, a partir de um livro infantil selecionado de um conjunto de livros disponibilizados aos estudantes (55%); Construção de um póster, a pares, que sistematize as opções pedagógicas da tarefa proposta no ponto anterior (30%).

Bibliografia

DGE (2021). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.

Mendes, F. & Costa, A. (2016). Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática (pp. 243-256). EIEM.

Pinto, M., Delgado, C., & Mendes, F. (2020). Didática da Educação de Infância: Tarefas Integradoras com os livros e as histórias – Língua Portuguesa e Matemática. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. ISBN: 978-989-53045-0-9.

Torres, A., Figueiredo, I. L. Cardoso, J., Pereira, L. T., Neves, M. J., & Silva, R. (2016). Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Ministério da Educação. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_desenvolvimento/Documentos/referencial_de_educacao_para_o_desenvolvimento.pdf

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 22:00:14 Última actualização: 2010-07-19