This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MEPHGP207
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Gramática e Texto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 2S

Código: MEPHGP207    Sigla: GT
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEPHGP 8 Planos de Estudo 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,10
Susana Paula Pereira   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Mobilizar conhecimentos sobre língua portuguesa, linguística e literatura para o desenvolvimento de capacidades pessoais e profissionais decomunicação oral, de escrita e de leitura de futuros professores de língua.
- Consolidar o conhecimento de instrumentos de análise linguística, de análise textual e discursiva e de análise literária.
- Apropriar-se de novos conceitos sobre Gramática, variação linguística e normalização linguística.
- Conhecer modelos teóricos de Texto e categorias classificatórias de tipologias textuais.
- Analisar características de textos de géneros diversificados, literários e não literários, verbais e multimodais.
- Alargar o conhecimento de textos, adequados à Leitura e Educação Literária no 1.º e no 2.º ciclos, que potenciem o gosto pela leitura e aconsciência da variação linguística, promovendo atitudes de autoconfiança linguística e de interesse pela diversidade.

Conteúdos programáticos

A. Gramática: entre a variação e a norma
- Áreas do conhecimento gramatical, variação e normalização linguística.
- Tipos de variação linguística.
- Instrumentos de normalização linguística.
B. Texto: entre linhas da construção de sentido
- Níveis de organização textual, estrutura temática e estrutura informacional.
- Propriedades da textualidade. Coerência e tipos de coesão.
- Classificação de tipos de texto e o conceito de sequência textual.
- Géneros textuais.
C. Gramática e Texto: nos limites da interpretação
- Princípios reguladores dos usos de língua.
- Interpretação das expressões linguísticas:
• Relações semânticas e inferências;
• Implicaturas convencionais e conversacionais;
• Mecanismos linguísticos na construção de figuras de retórica e tropos.
- Consciência da variação linguística na leitura literária.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A finalidade da UC Gramática e Texto é capacitar os futuros professores de autonomia no recurso a instrumentos conceptuais de análiselinguística, textual e discursiva e literária de textos que possam integrar um cânone aberto de leituras no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico. Paraalcançar esta finalidade, os objetivos de aprendizagem definidos pressupõem a mobilização de conhecimentos adquiridos anteriormente e oaprofundamento conceptual de tópicos dos estudos sobre Gramática e Texto. Como resposta aos atuais pressupostos de uma educação inclusiva,valorizadora das identidades e da diversidade, dá-se particular ênfase à articulação entre conteúdos de educação literária e de variação linguística,para promover os objetivos de aprendizagem que potenciam atitudes positivas face à diversidade linguística.

Metodologias de ensino

As metodologias de ensino na UC Gramática e Texto centrar-se-ão na promoção de atividade metalinguística dos estudantes, através de situações(i) de leitura e discussão de textos teóricos, (ii) análise textos de géneros diversificados e da (iii) interação e discussão conjunta de tópicos doprograma, a par de momentos de (iv) explicação e sistematização de conhecimentos novos. Procurar-se-á seguir uma metodologia indutora dereflexão sobre tópicos de Gramática e de Texto, com base numa organização social em que se privilegia o trabalho de pares e de grupo, a cocriaçãoe a partilha de soluções.
Em alguns momentos, prevê-se o recurso a sala de aula invertida e partilhas em fóruns de discussão do Moodle. A avaliação será apoiada por umportefólio reflexivo, em suporte digital, que incluirá uma dimensão de trabalho colaborativo (50%), numa tarefa de análise textual, e uma dimensãode trabalho individual (50%), na elaboração de uma reflexão crítica sobre o percurso de aprendizagem na UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias que privilegiam a atividade metalinguística e metatextual dos estudantes potenciam a sua autonomia na reflexão crítica sobretextos de géneros diversificados e consolidam capacidades pessoais e profissionais de comunicação oral, de escrita e de leitura. Com bases
nestas abordagens metodológicas, espera-se também que os estudantes alcancem maior autoconfiança linguística e maior segurança na análise ereflexão sobre dados de língua e sobre o funcionamento de textos, competências essenciais para o ensino da língua, de acordo com o perfildelineado pelos objetivos de aprendizagem.

Bibliografia

DGE (2008). Dicionário Terminológico em Linha. https://dt.dge.mec.pt/
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Universidade Aberta.
Duarte, I. (2003). Aspetos Linguísticos da Organização Textual. In Mateus, Brito, Duarte, & Faria (Eds.). Gramática da Língua Portuguesa (pp. 85-123). 5.ª ed. Caminho.
Lopes, A. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Almedina.
Mendes, A. (2013). Organização Textual e Articulação de Orações (pp. 1691-1758). In Raposo, Nascimento, Mota, Segura, & Mendes (Orgs.).Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva, P. (2012). Tipologias Textuais. Como Classificar Textos e Sequências. Almedina.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 22:40:19 Última actualização: 2010-07-19