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Fundamentos da Ação Pedagógica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
| Código: | 
MP1C10013 | 
   | 
Sigla: | 
FAP | 
 
| Áreas Científicas: | 
Área Educacional Geral | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| MPE1C | 
31 | 
Plano de Estudos | 
1º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conceber a relação pedagógica estabelecida entre a/o docente e a(s) criança(s) enquanto encontro interpessoal marcado por identidades narrativas constituídas ao longo da vida. 
 Perceber e reconhecer as contingências sócio históricas, intrapsíquicas e interpessoais da profissão docente;
 Compreender a complexidade da ação pedagógica;
 Enquadrar a investigação em educação como uma dimensão inerente ao desenvolvimento do conhecimento profissional docente;
 Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva perante o seu percurso de vida na escola e o seu projeto de futuro enquanto profissional do agir educativo.
  
Conteúdos programáticos
Módulo I • Dimensões políticas, éticas e epistemológicas da profissão docente 
 Desafios e dilemas da profissão docente no contexto do sistema educativo português;
 Profissão docente como profissão de um coletivo sociohistórico;
 Profissão docente como profissão coletiva – ser membro de uma organização escolar
 A profissão docente enquanto profissão do humano;
 As/os docentes enquanto especialistas da relação pedagógica;
 As/os docentes enquanto trabalhadores intelectuais;
 O contributo da investigação para o processo de construção do conhecimento profissional docente.
 
 Modulo II • Aprendizagem e ação pedagógica
 Currículo e pedagogia: algumas perspetivas;
 Ensinar e aprender: natureza dos processos;
 Avaliação das aprendizagens como um instrumento ao serviço das aprendizagens e do ensino;
 Avaliação: da medida à relação social;
 Avaliação formativa: instrumentos e práticas.
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta Unidade Curricular pretende constituir um espaço de conhecimento e reflexão sobre a ação pedagógica, desencadeando o processo de construção do conhecimento profissio-nal. Assim, os conteúdos e o trabalho pedagógico organizam-se em dois módulos e inci-dem respetivamente: (i) sobre as dimensões políticas, éticas e epistemológicas da profis-são docente; (ii) sobre a aprendizagem e a ação pedagógica, procurando compreender as implicações das opções curriculares e pedagógicas, a natureza da aprendizagem e o lugar da avaliação no processo de ensino-aprendizagem.  
Metodologias de ensino
As atividades a desenvolver procuram criar condições para concretizar os objetivos desta Unidade Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a iluminam. 
 Serão organizadas sessões coletivas de análise e debate a partir de leituras recomendadas pelas docentes, sessões de análise e reflexão a partir das histórias de vida das estudantes enquanto crianças/alunas e sessões de preparação de trabalho de campo com vista à reco-lha de dados sobre as características e os dilemas da profissão docente, com ênfase nas su-as dimensões pedagógicas. Estas sessões serão acompanhadas de momentos de exposição por parte das docentes com vista à construção de um quadro teórico de referência que ali-cerce e amplie a reflexão das estudantes.
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de avaliação articulam-se estreitamente com os objetivos na medida em que a) valorizam os estudantes enquanto construtores do saber comum, dando assim expressão à sua participação nas aulas e sessões de trabalho (20%); b) propõem trabalhos que se articulam diretamente com o objetivo de dignificar a centralidade da profissão docente como uma construção individual, socioprofissional e organizacional (narrativas do aprendente, do formando e dos profissionais). 
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação será contínua e com caracter formativo, na medida em que se integrarão momentos de feedback e regulação dos trabalhos das estudantes nos tempos de orientação tutorial. 
 A classificação será obtida através da avaliação e classificação dos seguintes trabalhos:
 
 - Participação ativa das estudantes com evidência de leituras recomendadas e intervenções pertinentes nos debates propostos	Individual	20%		
 - Ensaio individual auto-biográfico e prospetivo (memórias da entrada na escola/jardim de infância; projecção de entrada na escola/JI como docente) 30%  	
 - Trabalho de grupo: Biografia profissional de um docente do 1.ºceb ou de educação de infância (com base numa entrevista cujo guião será validado pelas docentes) 50%
 
 A avaliação por recurso, exame ou melhoria consistirá na entrega e apresentação oral de trabalhos individuais com as mesmas características dos propostos na avaliação contínua; assim sendo, deverá ser previamente acordada com as docentes os prazos a cumprir.  
Regime de assiduidade
Presencial  
Bibliografia
Biesta, G. J. (2006). Beyond Learning. Democratic Education for a Human Future. Boulder, London: Paradigm Publishers.
 Gama, S. d. (2011). Diário . Lisboa: Presença.
 Gomes, E. X. (2015). Quem tem medo da pedagogia? Contributos da teoria contemporânea da educação para resistir ao regresso ao básico. Revista Brasileira de Educação, 20 (63), 949-973. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206308 
 Huberman, M. (2000). O ciclo de vida profissional dos professores. . Em A. N. (org), Vidas de professores (pp. 31-61). Porto: Porto Editora.
 Larrosa, J. (2015). Règles pour dire, penser et habiter l'éducation. Interacções, 11, nº 37, 5-23. Obtido de http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/archive
 Niza, S. (2012). Escritos sobre Educação. (A. Nóvoa, F. Marcelino, & J. R. Ó, Edits.) Lisboa: Tinta-da-China.
 Nóvoa, A. (2005). Evidentemente. Histórias da Educação. Porto: Asa.
 Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor. Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47, n. 166, 1106-1133.
 Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.
  
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