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Inclusão Social e Artes

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: AF15    Sigla: TPAA
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 17 Plano de Estudos 2015_16 7,0 63 189,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos Rozendo Barreto XavierResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,20
Henrique da Silva   4,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as funções que as artes desempenham na sociedade e nos indivíduos numa perspectiva do desenvolvimento humano e social.

Conhecer e rentabilizar o potencial das artes como estímulo sensorial e motor e como meios promotores do bem-estar e da inclusão social.

Conhecer e desenvolver técnicas de expressão e comunicação artística e de interação entre diferentes tipos de culturas e grupos sociais desfavorecidos.

Conhecer e experienciar processos de incentivo e apoio às práticas artísticas autónomas como modalidades de inclusão artística, cultural e social.

Conteúdos programáticos

Artes e funções: Experiências de estimulação sensorial e motor; Meios de expressão e comunicação; Formas de conhecimento estético e estilístico.

Artes e reação: Níveis e processos de resposta sensorial e motora em experiências artísticas.

Artes e interação: Níveis, técnicas e processos de expressão e comunicação em experiências artísticas inclusivas.

Artes e proação: Níveis e processos de motivação e autonomia em experiências artísticas como fatores de inclusão artística, cultural e social.

Palavras Chave

Humanidades > Arte


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os diferentes tipos de conceitos relacionados com as Artes e os processos de inclusão social e cultural são abordados partindo da experienciação, experimentação e produção artística de modo a que os estudantes possam desenvolver intervenções diferenciadas com as famílias e as comunidades, teórica, artística e tecnicamente fundamentados.

O conhecimento da realidade portuguesa e internacional e o estudo das boas práticas em que as artes desempenham um papel relevante em contextos diferenciados permite o aprofundamento do conhecimento das diferentes realidades de modo a potenciar uma profissionalidade actualizada e criativa.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas constantes do programa bem como a exploração e experimentação prática, individual e grupal, de metodologias e técnicas de criação e de recriação artística de modo a que haja a uma compreensão e integração de saberes na elaboração de projetos de intervenção para contextos e públicos diferenciados. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de textos e de documentos e a produção de trabalhos de diferente natureza.

Por outro lado, a metodologia compreende a realização de seminários com convidados externos, a dinamização a pares de atividades de intervenção artística junto de famílias e de comunidades bem como uma reflexão crítica e colectiva sobre o trabalho, o delineamento de atividades de intervenção e respetivo desenvolvimento em contexto tendo presente a realização do estágio profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino reflectem a flexibilidade dos objectivos do programa. Por isso os estudantes, nas aulas, aprofundam os temas que mais os preocupam como futuros profissionais. Por outro lado, os modos diferenciados como os conteúdos são abordados permitem não só estudar a diversidade de possibilidades existentes na relação entre as artes e a inclusão social e cultural, assim como as possibilidades de aplicabilidade nos contextos em que irão trabalhar.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação das aprendizagens que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo.

A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações:
(a) participação nas aulas (10%);
(b) criação e apresentação pública de um trabalho artístico (20%);
(c) pesquisa e apresentação de um trabalho, individual, sobre um projeto de inclusão social através das artes (30%);
(d) elaboração de um projeto de intervenção (40%; 30% relativos ao trabalho de
grupo e 10% correspondentes a uma reflexão individual sobre o processo).

Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita.

Regime de assiduidade

Presencial

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Ansdell, G. (2015). How music helps in music therapy and everyday life. Surrey: Ashgate
Ansdell, G., DeNora, T. (2016). Musical Pathways in Recovery: Community Music Therapy and Mental Wellbeing. London Routledge
APPG (2017). Creative Health: The Arts for Health and Wellbeing. London: APPG
Cerqueira, A. F. F. et al (2016). "Aprendizagem Baseada em Projetos: Conhecer e aprender para depois intervir". In Cnappes.16 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Cnappes.16 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, Portugal, 89-94. Lisboa, Portugal: Cnappes.16
Clift, S. & Camic P. M. (Ed.) (2016). Oxford Textbook of Creative Arts, Health, and Wellbeing: International Perspetives on Practice, Policies and Research. Oxford: Oxford University Press
Cruz, H. (coord.) (2019). Arte e Esperança - Percursos da Iniciativa PARTIS 2014–2018. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Libânio, M. (2013). Educação pela Arte: uma experiência para dar sentido aos sentidos. UNL.
MacDonald, R. A. R., Kreutz, G., & Mitchell, L. (Eds.). (2012). Music, health, and wellbeing. Oxford: Oxford University Press
Marques, E. (2013). Intervenção Comunitária através da Arte com pessoas em situação de sem-abrigo. Revista Espacios Transnacionales. No. 2.Octubre - Abril 2013. Disponível em http://www.espaciostransnacionales.org/experiencias comunitarias/semabrigo/
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Mendes, S. R.A.R. (2014). Som da Rua - Cultura e Arte junto de uma comunidade sem-abrigo. Porto: Universidade do Porto. Tese de Mestrado, disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/77757/2/33819.pdf
Onyx, J., Darcy, S., Grabowski, S., Green, J. & Maxwell, H. (2018). Researching the Social Impact of Arts and Disability: Applying a New Empirical Tool and Method, VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, 29, 3, (574-589).
Williams, E., Dingle, G.A., Jetten, J. & Rowan, C. (2018). Identification with arts‐based groups improves mental wellbeing in adults with chronic mental health conditions. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jasp.12561.

Observações

Dependendo da sessão e/ou tutoria será disponibilizada outro tipo de bibliografia mais específica de acordo com as temáticas e o trabalho desenvolvido

Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 13:54:27 Última actualização: 2010-07-19