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Educação para os Media e Gestão da Informação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: CS100003    Sigla: EMGI
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 45 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final desta UC o estudante deve estar apto a:

• Distinguir entre diferentes tipos de conteúdo dos meios de comunicação.
• Interpretar e dar sentido às mensagens dos media, de forma negociada e crítica.
• Entender o modelo de negócio de diferentes meios de comunicação e ser capaz de reconhecer o contexto económico, político e ideológico no qual operam.
• Utilizar estratégias eficazes para se proteger do contexto atual de ‘desordem da informação’.
• Pesquisar, avaliar, selecionar e usar fontes de informação confiáveis na Internet.
• Utilizar bases de dados científicas, construir referências bibliográficas no modelo APA e utilizar o software de gestão bibliográfica zotero.

Conteúdos programáticos

1. Educação para os media
Objetivos da educação para os media.
Educação para os media: definição e diversidade de nomenclaturas.
Modelo teórico para a literacia mediática.

2. Literacia para as notícias: o combate à desinformação na era digital
A desordem da informação: informação incorreta, desinformação e má-informação
As três fases da desordem da informação: criação, produção e distribuição.
Sete categorias de desordem da informação: sátira ou paródia, conteúdo enganador, conteúdo impostor, conteúdo fabricado, conexão falsa, contexto falso, contexto manipulado.
Competências de informação digital: observação crítica, busca inversa de imagem, geolocalização, leitura lateral e amplificadores.
Sites de fact-check.

3. Literacia digital
As competências digitais: técnicas e operacionais, navegação e processamento de informações, comunicação e interação e criação e produção de conteúdo.
Netiquette, socialização e privacidade na Internet.
A plataformização da Internet.

4. Gestão da informação
Como pesquisar no Google e encontrar fontes confiáveis.
Como usar bases de dados científicas.
Como construir referências bibliográficas.
Software de gestão de referências bibliográficas: zotero.


Metodologias de ensino


A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.

Metodologia e provas de avaliação

A modo de avaliação inclui: teste de aferição de conhecimentos (50%), exercícios em sala de aula (20%) e trabalho em grupo (30%).

Bibliografia

Ashley, S. et al (2013), Developing a News Media Literacy Scale, Journalism & Mass Communication Educator, v. 68, nº1, p. 7-21. [Online] Disponível em: https://bit.ly/2PM47PC
Buckingham, D. (2009). The Future of Media Literacy in the Digital Age: Some Challenges for Policy and Practice. Medienimpulse 47(2), pp. 1-18.
Helsper, E.J., Schneider, L.S., van Deursen, A.J.A.M., & van Laar, E. (2020). The youth Digital Skills Indicator: Report on the conceptualisation and development of the ySKILLS digital skills measure. KU Leuven, Leuven: ySKILLS.
Hobbs, R. (2021). Media Literacy in Action – questioning the media. Nova Iorque: Rowman & Littlefield.
Lopes, P. (2013) Literacia mediática e cidadania Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa, Tese de Doutoramento em Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas – ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. [Online] Disponível em: https://bit.ly/2JsWfhs
Malik, M., Cortesi, S., & Gasser, U. (2013). The challenges of defining ‘news literacy’. Berkman Center for Internet & Society.
Pernisco, N. (2020). Media Literacy: An essential guide to critical thinking skills for our complex digital world. Los Angeles: Understanding media.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 13:59:40 Última actualização: 2010-07-19