|
Discurso dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
CS30024 |
|
Sigla: |
DM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O1. Compreender as categorias analíticas de “discurso”, “discurso mediático” e “mediação”.
O2. Entender a importância da intertextualidade e multimodalidade para a construção discursiva.
O3. Identificar marcas discursivas e relacioná-las com os diferentes suportes e as suas características específicas.
O4. Entender o processo de descodificação das estratégias que orientam a produção discursiva dos media nas suas dimensões relacionais da experiência humana (subjectividade e poder).
O5. Compreender a função dos media numa democracia deliberativa.
O6. Dar competências para a produção de ensaios críticos sobre as várias formas discursivas dos media contemporâneos, em registo textual e multimédia.
Conteúdos programáticos
C1. Discurso: linguagem, texto e prática discursiva
C2. Discurso mediático: definição, funções e fronteiras
C3. Noção de “mediação”, “mediatização” e “mediologia”
C4. Fundamentos do discurso mediático: intertextualidade e multimodalidade
C5. Estratégias discursivas dos media
C6. Dimensão relacional da experiência humana e a influência dos media na nossa experiência
C7. Funções dos media no âmbito da democracia e sociedade civil
C8. Modernidade e “campo dos media”
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A relação que se estabelece entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é:
O1: C1 + C2 + C3
O2: C4
O3: C4 + C5
O4: C5 + C6
O5: C7 + c8
O6: transversal a todos os objetivos de aprendizagem
Metodologias de ensino
A Unidade Curricular (UC) segue uma metodologia expositiva-interrogativa baseada na exposição oral de informações, saber ou conteúdos de modo que sejam formuladas questões que conduzem os estudantes a encontrar os conhecimentos pretendidos.
Em complemento, será seguido ainda uma metodologia ativa, na qual o estudante tem um papel ativo na procura de exemplos e bibliografias para complementar e expandir os exemplos de sala de aula.
Por fim, a UC segue ainda uma metodologia demonstrativa, quando o docente ensina a execução de um
procedimento técnico relacionado aos suportes e plataformas utilizados para os momentos de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos O1, O2, O3, O4 e O5 referentes aos conhecimentos e aptidões são executados a partir das metodologias expositiva-interrogativa e ativa.
Por sua vez, o objetivo O6 referente às aptidões acontece a partir da metodologia demonstrativa.
Metodologia e provas de avaliação
A Unidade Curricular segue o modelo de avaliação contínua através da seguinte fórmula:
- 40% ensaio crítico
- 40% trabalho em grupo
- 20% exercícios em sala de aula.
|
|