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Cicloturismo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
DN02 |
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Sigla: |
CT |
Áreas Científicas: |
Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta Unidade Curricular (UC) assume-se como fundamental para a compreensão da utilização das bicicletas em diferentes contextos e como forma de turismo, permitindo aos estudantes um conhecimento aprofundado do aparelho, regras de segurança e aplicação em diferentes espaços.
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer as características específicas da atividade.
2. Conhecer as características dos contextos onde a atividade se desenvolve.
3. Identificar e saber manusear os materiais específicos associados à atividade.
4. Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com os materiais utilizados na atividade.
5. Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática.
6. Identificar e saber executar os gestos técnicos no âmbito da atividade.
7. Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
Conteúdos programáticos
Enquadramento:
1. História e enquadramento da atividade em Portugal e no estrangeiro;
2. Referências históricas ao desenvolvimento da atividade.
Caracterização da atividade:
1. Materiais;
2. A bicicleta;
3. Material individual de proteção;
4. Materiais complementares;
5. Mecânica elementar da bicicleta;
6. Organização de atividades simplificadas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada, respeitando sempre o ambiente e as regras de segurança.
Metodologias de ensino
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas teóricas e práticas (i.e. conteúdos do programa pelo docente)
- Aulas Práticas de técnica individual (domínio da bicicleta), coletiva (integração no grupo) e adaptação ao meio ambiente (natureza/estrada),
- Análise e elaboração de documentos (e.g. roadbook),
- Apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes.
Espera-se que cada estudante analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Articulação entre as aulas de natureza expositiva, os trabalhos realizados pelo estudante e as tarefas a de natureza prática no terreno, de forma a permitir aos estudantes, compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado ao cicloturismo, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e contemplará momentos de trabalho individual e de grupo.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações:
- Trabalho realizado e apresentado em grupo, em contexto de sala de aula – 25% - poderá ser realizado em exame.
- Trabalho individual realizado em contexto de prática efetiva – 75% - em avaliação contínua.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Bibliografia
Alpiarça, M. (2013).Do ABC da BTT até onde puderes...Visão e Contextos, Edições e Representações, Lda.
Barroso, M. (2017). O Livro da Bicicleta. Esfera dos Livros (Ed.).
Guia Orientador: Ciclismo e Dinamização da Actividade Turística (2016). Federação Portuguesa de Ciclismo (Ed.).
Halon, T. (1998). The Sports Rules Book . USA: Human Kinetics.
Mood, D., Musker, F. & Rink, J. (1999). Sports and Recreational activities. (12ªEd). USA: McGraw-Hill.
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