|
Língua e Cultura Portuguesa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
LCPA2/B1 |
|
Sigla: |
LCP |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Habilitar os estudantes a procurar, compreender e transmitir informação relevante para as suas necessidades e interesses académicos, sociais e culturais através da utilização da língua portuguesa.
Contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à utilização da língua como instrumento de comunicação, incluindo a compreensão, a fala, a escrita e o entendimento cultural.
Compreender textos orais identificando assunto, tema e intenção comunicativa (expor, informar, narrar, descrever, expressar sentimentos, persuadir), com base em inferências.
Conteúdos programáticos
Exploração de temas relacionados com as realidades dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências do uso da língua portuguesa em contexto académico e profissional.
Os conteúdos gramaticais e lexicais são desenvolvidos em função dos temas abordados e das necessidades dos estudantes.
Fazem parte dos conteúdos programáticos os seguintes temas:
- Identificação e apresentação pessoal;
– Vida pessoal e profissional;
– Atitudes e cidadania;
– História e atualidade
– Relações interpessoais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Através dos conteúdos programáticos pretende-se trabalhar a compreensão oral e escrita através da análise de diferentes tipos de documentos provenientes de fontes diversas e relacionados com as temáticas selecionadas, bem como mediante a utlização em sala de aula de recursos educativos digitais (RED).
Com recurso a temáticas da língua e cultura portuguesa a expressão oral será trabalhada através da participação em atividades de role-play, testes interativos, desafios e apresentação de trabalhos.
Aa aprendizagens no âmbito da expressão escrita serão desenvolvidas e articuladas mediante os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.
Será privilegiado o desenvolvimento de competências na escrita académica, tendo como finalidade a proficiência linguística e tipográfica em diferentes contextos de escrita.
Metodologias de ensino
Serão privilegiadas metodologias ativas que estimulem os alunos nas aprendizagens, apoiadas em temas e orientadas para a ação e a autonomia.
A expressão escrita será estimulada com recurso a diferentes desafios através de metodologias lúdicas e participativas com o objetivo de estimular e sistematizar as aprendizagens.
A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos provenientes de fontes diversas e relacionados com as temáticas selecionadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias selecionadas, diferenciadas, pretendem viabilizar a aquisição de conhecimentos em LP, bem como potenciar o uso da LP com maior fluência, correção, clareza, objetividade a assertividade.
Através da aplicação dos recursos educativos digitais, as aprendizagens tornar-se-ão mais ativas e dinamizadas em contexto de sala de aula, tendo em vista a construção e o desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes, tanto na expressão oral como na escrita.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:
• Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades no contexto de sala de aula ou autonomamente
(50%);
• Realização de um projeto centrado numa temática pertinente no âmbito da Língua e da Cultura Portuguesa.
(50%).
|
|