This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP30003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Economia, Gestão e Empreendedorismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: LGP30003    Sigla: EGE
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 15 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Rodrigues Rolo AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Rolo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.

Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
- Relacionar problemas locais, com regionais, com nacionais e com internacionais, evidenciando interacções e interdependências.

Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos enquadradores de políticas económico-sociais.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.

Conteúdos programáticos

I – ECONOMIA

1.1 Conceitos Económicos Fundamentais
- A Ciência Económica e o Problema Económico
- Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
- O Funcionamento dos Mercados
- A Intervenção do Estado na Economia

1.2 A Atividade e Económica
- Medição da Atividade Económica
- Os Ciclos Económicos
- Crescimento Económico e Desenvolvimento
- A Economia Portuguesa no Contexto Europeu

1.3 Questões Económicas Atuais
- Competitividade e Produtividade
- Globalização e Interdependência Económica
- Desenvolvimento Sustentável
- Pobreza e Desigualdade Social
- Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

II – GESTÃO

2.1 As Organizações e os Gestores
- As organizações e a Envolvente Externa
- O Gestores e suas funções, papeis e competências

2.2 A Função de Gestão
- Planear
- Organizar
- Dirigir
- Controlar

2.3 Os Desafios Atuais da Gestão
- Ética
- Responsabilidade Social das Organizações
- Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
- Estruturas Virtuais e organizações em rede

III – Empreendedorismo

3.1 Inovação e Atitude Empreendedora
- Características dos Empreendedores
- Competências Empreendedoras
- Identificação de Oportunidades de negócio

3.2 Plano de Negócios


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.

Estratégias de gestão de programa:
A diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.

Metodologias de ensino

Avaliação distribuída com exame final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Devido à Pandemia COVID 19, a metodologia de ensino teve que se adaptar às restrições de confinamento obrigatória, impostas inicialmente pelo Estado de Emergência e mantidas posteriormente ao terminus do mesmo.
Optou-se por uma metodologia de Ensino a Distância (EaD), com recurso ao Moodle e outras plataformas digitais.
Aulas teóricas leccionadas via TEAMS ou ZOOM, em formato de aula Síncrona ou Assíncrona, com apresentação da matéria e fomentando a discussão de temas e o recurso a chats e fóruns.

Aulas práticas leccionadas via TEAMS ou ZOOM, em formato de aula Síncrona ou Assíncrona, com proposta de aplicação empírica em atividades práticas desenvolvidas

Metodologia e provas de avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

- Realização de um Teste Online (TO);
- Participação nos Trabalhos e nas Discussões a realizar durante as aulas Síncronas (Via Zoom ou Teams) - Atividades Práticas (AP).

Nota Final (NF)= 0,4 TO + 0,6 AP

Observações:
A aprovação exige nota mínima de 7,5 valores no TO.
A média deve ser superior a 10 na ponderação do T com as AP.
Nas AP's, a não realização de uma AP atribui ao aluno 0 valores, o que em termos de média, vai baixar consideravelmente a média.


AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso):

Nota Final (NF) = E (Exame Online vale 100%)

Regime de assiduidade

Nota Final (NF) = E (Exame Online vale 100%)

Bibliografia Principal

ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho;"Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH, 2015

Bibliografia Complementar

SARKAR, S.;"Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora, 2010
Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 05:11:06 Última actualização: 2010-07-19