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Didática da Educação de Infância I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
MP1C10001 |
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Sigla: |
DEI1 |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
1 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Unidade Curricular Didáctica da Educação de Infância I contempla o desenvolvimento de saberes
integrados das áreas que se apresentam a seguir e implica a concepção e a organização de situações
pedagógicas no âmbito da Educação de Infância, em articulação com a prática pedagógica.
Deste modo, a área de didáctica da Língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de
aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças; a área de didáctica das Expressões congrega
(i) a expressão musical que tem como finalidade o desenvolvimento do sentido e da criatividade musical e a
experienciação e compreensão das qualidades dos fenómenos sonoros e musicais; (ii) a expressão
dramática que visa a iniciação à linguagem não verbal e ao jogo simbólico; (iii) a expressão físico-motora
que tem como finalidades essenciais o desenvolvimento das capacidades coordenativas e das habilidades
motoras rudimentares e fundamentais; (iv) a expressão plástica que visa desenvolver o sentido estético e
as capacidades criativas e críticas.
Conteúdos programáticos
aprofundar aspectos teóricos e experimentais, essenciais à compreensão e apropriação
dos processos comunicativos nos períodos pré-verbal e verbal e salientar a importância destes períodos
para o desenvolvimento linguísticos das crianças.
O educador, enquanto gestor do currículo, toma decisões fundamentais sobre o acto educativo. A acção
educativa pressupõe o trabalho de observar, registar e planear propostas educativas e de acompanhar o
desenvolvimento das crianças, reflectindo e avaliando o seu trabalho constantemente.A importância da actividade motora no desenvolvimento do ser humano é indiscutível, assumindo um papel crucial, particularmente, durante a Infância. pela natureza própria das práticas dramáticas no contexto educativo, o estudo das
dimensões lúdica e pedagógica da experiência performativa multidisciplinar, fundamentais para o
desenvolvimento integral da pessoa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os estudantes deverão ser capazes de planificar actividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas
do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e em grupo, de processos artísticos, de desenvolvimento de linguagem verbal e da expressão físico-motora com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza didática.
A avaliação será contínua e pontual através da participação e desempenho nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a planificação e a avaliação pedagógica no âmbito do Português e das Expressões.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais, bem como capacidades de planificação e avaliação pedagógica criando condições para que ocorram aprendizagens no âmbito da didática das expressões e da pedagogia-
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Metodologia e provas de avaliação
Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de
desenvolvimento da linguagem pré-verbal e/ou verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões
(motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto,
dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
Os trabalhos são individuais, podendo ser articulados por instituição educativa.
1 – Avaliação e classificação – ponderação
10% - Assiduidade/participação nas aulas da unidade curricular
90% - Trabalho individual
Regime de assiduidade
75%
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