This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > SIESE07
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Digital Storytelling

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: SIESE07    Sigla: DS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS Plano de estudos_2021 5,0
SIESE 14 Study_Plan_2016 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Miguel Ângelo de Almeida Esteves de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Sílvia Couvaneiro   3,00

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A tradição oral de troca e transferência de conhecimento foi a base da educação desde que os humanos se foram ensinando uns aos outros. O processo de criação de uma história digital, construída segundo este princípio, orienta o contador da história para a escolha de um tópico que possa ser interessante para uma determinada audiência, usando componentes digitais. Quando os estudantes constroem conteúdos digitais e os partilham online desenvolvem competências sobre a construção de aplicações multimédia, mas desenvolvem também o pensamento crítico sobre as combinações entre o áudio e os elementos visuais que compõem a sua história. Assim, neste módulo pretende-se que os alunos, organizados em pequenos grupos multinacionais, escolham a história que pretendem desenvolver, a técnica para a contar (banda desenhada, um vídeo, um produto interativo…) e os elementos digitais que integrarão a sua história. Este módulo deve ser orientado para ser desenvolvido em articulação com outros módulos deste semestre internacional organizando alguns dos temas neles tratados para a construção das histórias.
Com este módulo pretende-se que os estudantes tomem conhecimento de alguns instrumentos digitais que permitem o desenvolvimento de histórias digitais, tomem consciência da necessidade de pensar nos conteúdos antes de os disponibilizar online, desenvolvam o seu pensamento crítico, melhorem a sua literacia tecnológica e percebam as possibilidades destas histórias nos mais diversos contextos.

Conteúdos programáticos

Narração de histórias:
- A tradição dos contadores de histórias
- Como contar uma história
- O processo de aprendizagem subjacente à construção da história
- A partilha da História

As Histórias Digitais
- Benefícios e desafios enfrentados pela história tradicional
- Componentes de uma história
- Ferramentas para a construção de histórias digitais
- Construição de histórias digitais


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O módulo foi organizado de modo a permitir aos estudantes fazer contactos com a sistematização da tradição oral das histórias, com a sua evolução para histórias digitais, terminando com a construção destas que permitem também desenvolver as suas competências digitais.

Metodologias de ensino

Neste módulo iremos adoptar uma abordagem centrada no estudante, procurando uma auto-descoberta dos conceitos subjacentes à tradição oral de contar histórias e dos desafios associados à utilização das TIC na construção e disseminação de histórias digitais. Os estudantes serão também orientados na descoberta e exploração de instrumentos que contribuam para a construção de estórias.
O tema da história deve ser negociado com o professor e, se o aluno também estiver a frequentar outros módulos deste semestre internacional, poderá escolher qualquer item desse módulo e negociar com ambos os professores uma avaliação parcial que seja comum a ambos. Neste módulo, o aluno pode utilizar um tema incluído noutro módulo para construir as suas histórias.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O módulo tem uma primeira parte de natureza mais teórica onde os estudantes produzem alguns textos reflexivos sobre o assunto em estudo e cuja aprendizagem será aplicada na segunda parte da UC para construir a sua própria história. O seu objectivo é que as competências digitais dos estudantes sejam desenvolvidas a par dos conhecimentos específicos sobre metodologias e contar histórias.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão avaliados continuamente pelo seu envolvimento nas actividades propostas e também pela qualidade dos produtos que irão desenvolver.
A pontuação final será distribuída da seguinte forma:
Portfólio digital: 10%
História tradicional: 10%
StoryCenter: 20%
História: 15%
Robôs: 10%
A minha vida em Portugal 15%
Reflexão final 20%

Bibliografia

Advancing learning though IT innovation. (2007). 7 things you should know bout Storytelling. Obtido de EDUCAUSE Learning Initiative: https://library.educause.edu/~/media/files/library/2007/1/eli7021-pdf.pdf
Alterio, M., & McDury, J. (2003). Learning Through Storytelling in Higher Education: Using Reflection and Experience to Improve Learning. London: Routledge.
Frey, N., Fisher, D., & Gonzalez, A. (2010). Literacy 2.0. Bloomington: Solution Tree Press.
Lambert, J. (2009). Digital Storytelling. Capturing lives, creating community (Third Edition ed.). Berkeley: Digital Dinner Press.
Liebe, D. (2013). The power of storytelling to change the world. Obtido de TEDxSMU : https://www.youtube.com/watch?v=6Bo3dpVb5jw
Ochs, E., & Lisa, C. (2009). Living Narrative: Creating Lives in Everyday Storytelling. Harvard: Harvard University Press. Obtido de https://digitalstorytelling.coe.uh.edu/index.cfm?id=44&cid=44
Spilberg, S. (2014). 6 Lessons in storytelling. Obtido de NewsCred: https://insights.newscred.com/steven-spielberg-storytelling/
Tolisano, S. (2015). Digital Storytelling: what is and what is not. Obtido de LangWitchies: http://langwitches.org/blog/2015/08/18/digital-storytelling-what-it-is-and-what-it-is-not/
Truby, J. (2007). The Anatomy of Story: 22 Steps to Becoming a Master Storyteller. London: Faber & Faber.

Opções
Página gerada em: 2024-05-21 às 11:58:55 Última actualização: 2010-07-19