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Didática da Língua e Literatura Portuguesas no 1º ciclo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - A
| Código: | 
MP1C20017 | 
   | 
Sigla: | 
DLLP1C | 
 
| Áreas Científicas: | 
Área de Docência | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| MPE1C | 
25 | 
Plano de Estudos | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
30 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
•	Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
 •	Transferir conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para desenvolver capacidades e atitudes didáticas numa perspetiva profissional.
 •	Aprofundar o conhecimento de obras literárias para a infância, incluindo textos multimodais e experiências de literacia digital.
 •	Refletir criticamente sobre o ensino e a aprendizagem da Oralidade, da Leitura, da Escrita e do Conhecimento Explícito da Língua no 1º CEB.
 •	Analisar criticamente estratégias pedagógicas e didáticas de apoio ao ensino, à aprendizagem e à avaliação em língua materna e não materna.
 •	Planificar e implementar sequências de aprendizagem no 1º CEB.
 
  
Conteúdos programáticos
•	Princípios e documentos orientadores do ensino do Português.
 •	Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo das crianças.
 •	Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
 •	Oralidade: compreensão e expressão oral
         - Géneros do oral 
         - Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da oralidade.
 •	Escrita: leitura e escrita
         - Métodos de iniciação à leitura e à escrita
         - Decifração: modelos e vias de acesso
         - Compreensão de textos
         - Literatura para a infância e textos multimodais
         - Avaliação da leitura
         - A dimensão ortográfica e compositiva da escrita
         - A avaliação da escrita
         - Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da leitura e da escrita.
 •	Da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua
         - Delimitação de conceitos: gramática, consciência linguística, conhecimento explícito
         - Consciência fonológica, morfológica, lexical, sintática, textual/discursiva e pragmática
         - Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento do conhecimento gramatical
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC tem como finalidades desenvolver conhecimentos sobre língua, linguística e literatura para 
 consolidar o conhecimento didático da área do futuro professor do 1º CEB. Assim, os conteúdos programáticos incidem em temáticas essenciais da didática, como géneros textuais, aprendizagem e avaliação da oralidade, da iniciação à leitura e à escrita e do desenvolvimento da consciência linguística. 
 
 
  
Metodologias de ensino
As aulas desta UC assumirão a dinâmica de seminário, com exposições, análise e discussão de textos, artigos e outros materiais curriculares, visando a sistematização conjunta de conclusões. 
 
 
 Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática tendo como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada, o debate, o trabalho em grupo a distância (COVID 19)) e a exposição de temáticas do programa constituem estratégias preferenciais.
 
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC contempla sessões que configuram diferentes metodologias: (i) a leitura, análise e discussão de documentos normativos e orientadores do ensino da língua e da literatura; (ii) apresentação, discussão e sistematização de informação, com base em autores de referência; (iii) análise, seleção, elaboração, apresentação e discussão de sequências didáticas; (iv) Reflexão sobre as práticas e confronto com propostas didaticamente fundamentadas. Serão utilizadas diferentes modalidades de trabalho, individual, a pares e/ou em grupo, incluindo momentos de trabalho a distância, com o recurso a plataformas digitais. 
  
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos: 
 1. planificação de atividades (em grupo/pares) num mínimo de 2 por semestre (65%);
 2. reflexão escrita individual (no final de cada semestre) (35%). 
Bibliografia
Cardoso, A., Pereira, S., Pinto, M. O., & Silva, M. E. (2018). O Ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGram. In P. Osório, E. Leurquin, & M.d. C. Coelho (Eds.), Lugar da gramática na aula de português (pp. 273-287). Dialogarts.
 DGE (2021). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
 Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007).O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. DGIDC.
 Pinto, M. O. (2010). Desenvolver competências do oral no 1.º ciclo. In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.), Desenvolver competências em língua. Plátano.
 Pinto, M. O. (2018). Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dostextos que os alunos produzem. D.E.L.T.A., 34.4, 1213-1241.
 Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a decifração. DGIDC. 
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