Didática da Educação de Infância II
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2016/2017
Código: |
MP1C10005 |
Sigla: |
DEI2 |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
1º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
MPE1C |
1º |
5 |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responsável: |
Augusto Luís de Brito Henriques Pinheiro
|
Corpo docente: |
|
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos às didáticas da língua, da matemática e dos estudos do meio com os saberes da ação referentes ao estabelecimento da relação pedagógica. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais prático – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os docentes desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir aqueles dispositivos e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com o projeto pedagógico e com o projeto educativo da instituição em que desempenha as suas funções.
Conteúdos programáticos
Os diferentes módulos que integram o programa desta UC têm as seguintes orientações e intencionalidades:
A.O módulo de Didática Matemática visa proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico o aprofundamento de conhecimentos, tanto de ordem conceptual como metodológica, de modo a estimularem o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças, propiciando-lhes um ambiente rico em linguagem, encorajando o pensamento, valorizando a originalidade e proporcionando explorações enriquecedoras apoiadas nas suas atividades quotidianas.
B.O módulo de Didática da Língua Materna visa o desenvolvimento de competências educacionais e metalinguísticas no âmbito da formação para a docência no âmbito da Educação de Infância.
Procurar-se-á aprofundar a reflexão sobre:
- A comunicação, as propriedades e o funcionamento da linguagem;
- A construção dos conhecimentos metalinguísticos
- A compreensão dos mecanismos da aquisição da linguagem e do seu desenvolvimento.
- O espaço do texto escrito, literário e não literário, assim como o do livro no contexto da literacia.
C.O módulo Didática das Ciências visa proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na U.C. Introdução à Didática do Estudo do Meio, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica e social das crianças, ajudando-as a desenvolverem capacidades, a adquirirem procedimentos, atitudes e valores, que lhes permitam explorar o meio, participando ativamente na construção do seu próprio conhecimento.
D.O módulo Didática e Pedagogia visa a aquisição de quadros teóricos de referência que permitam aos estudantes desenvolverem um discernimento dos fundamentos da didática e das suas relações com a pedagogia.
Metodologias de ensino
Avaliação apenas com exame final