Código: | MP1C10020 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DSHE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Cristina Maria Gomes da Silva |
Português
Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de se apropriar de meios que lhes permitam fazer uma leitura dos principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa. Promover o conhecimento dos problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica, conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional. E ainda proporcionar uma reflexão crítica sobre os temas/problemas educacionais encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares
1- Sentido e pertinência da História da Educação.
2- Contributos para uma breve leitura da evolução histórico-educativa.
3- A Educação na Idade Média.
4- A pedagogia realista na Idade Moderna.
5- A educação iluminista.
6 – O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX.
7- Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal.
8- O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926)
9- Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas
10- O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial
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Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os/as mestrandos/as compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente.
Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.
Como o desenvolvimento da Unidade Curricular assenta em dois eixos - abordagem das questões da evolução e caracterização das diversas dimensões sociais e históricas da Educação - as aulas são programadas de forma a evidenciar diversas perspetivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo as sessões são centradas na apresentação e discussão da informação fornecida pela docente ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os).
Os processos de trabalho incluirão: (a) participação nas aulas; (b) leitura, análise e discussão de textos e outros documentos; (c) elaboração de trabalhos de investigação empírica pelas mestrandas e sua apresentação em aula; (d) participação nas sessões de tutoria.
A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e refletir sobre as ideias pedagógicas, atores/atrizes educativos/as e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os/as mestrandos/as tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão.
O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias.
A apresentação oral permite, ainda, a sistematização e transmissão organizada de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.
Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (45%); trabalho de grupo (20%); trabalho individual e respetiva apresentação oral (25%); participação pertinente nas aulas (10%)
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