Início > Notícias > Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade

Alonso, B. A. C. (2018). Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Mariana Pinto.

"O presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia.
A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos).
Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25183

Página gerada em: 2024-03-29 às 11:42:48