|
Turismos de nicho
Motivações, produtos, territórios
Simões, J. M., & Ferreira, C. C. (eds.). (2009). Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos da Universidade.
"Os turismos de nicho têm emergido como contraponto ou alternativa ao turismo massificado e estandardizado que, nas últimas décadas, povoou as costas balneares, as cidades e as montanhas nevadas de muitos países, da Europa ao continente americano ou ao extremo oriente, criando novos esteios e factores de competitividade às economias locais, mas também, simultânea e aceleradamente, transformando e adulterando paisagens, congestionando e insustentabilizando lugares de destino, aculturando e alterando modos de vida de populações receptoras.
[...] A edição deste livro - intitulando Turismos de Nicho: motivações, produtos, territórios - consubstancia e materializa, não 'a' resposta mas 'uma' resposta a esse desafio, pois é nosso entendimento que este, como todo o trabalho científico, será sempre um acto de incessante aperfeiçoamento, de inquietude permanente, gerador por isso de novos e acrescidos desafios, que assim completam e renovam o ciclo virtuoso da produção de conhecimento."
|
|