Início > Notícias > Investigação, educação e desenvolvimento

Investigação, educação e desenvolvimento

Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio

Alves, M. G., Gomes, E. X., Domingos, A., & Matos, J. M. (Eds.). (2018). Investigação, educação e desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa: Colibri.

"Este livro junta dez capítulos, escritos por dezasseis autores unidos em torno do património intelectual e cívico de Teresa Ambrósio (1937-2006). Para um universitário, não há melhor homenagem do que esta: reconhecer o seu percurso de vida, recordar as suas ideias, continuar o seu caminho de conhecimento. Teresa Ambrósio deixa uma marca muito importante nas políticas educativas, na vida universitária e na reflexão sobre educação, como se percebe nestes textos, que juntam temas de investigação e de formação, de ciência e de acção pública." [ANTÓNIO NÓVOA, prefácio]

Damos especial destaque ao capítulo de Ana Luísa Oliveira Pires (Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) intitulado "A investigação na formação de educadores e professores: contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial".

"[...] Procura-se neste capítulo revisitar as ideias de Teresa Ambrósio sobre investigação e formação em Educação. Partindo da releitura de algumas das suas publicações da primeira década deste milénio, salientam-se as linhas de pensamento que inspiraram educadores, formadores, professores, investigadores e decisores políticos, que partilharam das suas reflexões de forma directa ou indirecta." (pp. 18-19)

Texto integral no RCIPS: http://hdl.handle.net/10400.26/28861

Página gerada em: 2024-04-24 às 08:59:21