Início > Notícias > Projectos de inovação na gestão pública

Projectos de inovação na gestão pública

Ed. Mundos Sociais

Mozzicafredo, J., & Gomes, J. S. (Orgs.). (2011). Projectos de inovação na gestão pública. Lisboa: Mundos Sociais.

"Neste livro apresentam-se alguns modelos de modernização da administração pública, com base em políticas de boas práticas, de melhoria de procedimentos, de desmaterialização de processos e de plataforma de interacção entre administração e cidadão, desenvolvidos no âmbito do mestrado em administração pública da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Os trabalhos aqui apresentados, enquanto modelos de inovação na gestão pública, correspondem a uma dimensão muito concreta de reforma da gestão pública. Por um lado, porque a relação entre a administração e os administrados é um acto de gestão pública.

A criação de mecanismos de interacção - consulta, informação e plataformas de proximidade virtual e presencial nos serviços públicos - entre a administração pública e os cidadãos, é um acto de boa gestão pública. A relação de respeito recíproco entre os direitos e obrigações dos administradores públicos e dos cidadãos é um acto de boa gestão pública democrática. Por outro lado, porque as políticas públicas centradas na melhoria de procedimentos, de reorganização do trabalho e de relação entre a administração e o cidadão vão ao encontro da ideia de articulação necessária entre processos e mudança de comportamentos, tanto na administração como da parte dos cidadãos e das empresas."

Página gerada em: 2024-04-19 às 14:03:06