Início > Notícias > O momento do acolhimento em contextos de educação de infância

O momento do acolhimento em contextos de educação de infância

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Pereira, A. M. G. (2019). O momento do acolhimento em contextos de educação de infância. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da professora Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira.

"O presente relatório de projeto de investigação tem como objetivo compreender o momento de acolhimento nos contextos de creche e jardim de infância, onde realizei os estágios durante a frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A investigação surge no âmbito das experiências vivenciadas nos contextos de estágio em Creche e Jardim de Infância e tem como principal finalidade refletir sobre a importância do momento do acolhimento, assim como compreender a função do educador de infância, da equipa pedagógica e das famílias no processo de chegada da criança aos contextos de educação de infância e em implementar estratégias que minimizem os efeitos da separação da criança à família. A realização deste projeto desenvolveu-se segundo a metodologia qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Na realização desta investigação foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, a pesquisa e análise documental e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. Nesta investigação o momento do acolhimento é considerado um momento fundamental para garantir o bem-estar da criança ao longo do dia no contexto educativo. O bem-estar da criança implica o envolvimento de toda a equipa pedagógica e das famílias, o que significa que é necessário que todos os intervenientes trabalhem em cooperação para garantir que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver e aprender."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/29881

Página gerada em: 2024-03-29 às 09:11:41