Início > Notícias > As experiências sensoriais na creche e no jardim de infância

As experiências sensoriais na creche e no jardim de infância

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Roldão, V. I. J. (2019). As experiências sensoriais na creche e no jardim de infância. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da professora Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira.

"O presente relatório de investigação ação resulta do projeto de investigação realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto tem como temática as experiências sensoriais em contextos de educação de infância. A investigação descrita neste relatório teve por base quatro momentos de estágio - creche e jardim de infância - onde a observação e intervenção diretas no contexto permitiram a implementação de estratégias que promovessem a potencialização de momentos de exploração sensorial. Ao longo deste relatório serão descritas, analisadas e interpretadas diferentes situações que ilustram a importância destes momentos, assim como a forma como o educador de infância pode potencializar as mesmas. Promover experiências em que os sentidos se assumam como parte integrante no processo de aprendizagem, faz deste (processo), um caminho mais apelativo, motivador e enriquecedor para a criança. Será neste sentido que as linhas deste relatório pretendem demonstrar a forma como a exploração sensorial é uma via, inquestionável, de construção de conhecimento para a criança. A realização deste projeto de investigação teve por base o paradigma interpretativo, recorrendo à metodologia qualitativa. No âmbito educativo, a investigação ação assume-se como a abordagem mais apropriada. Desta forma, este projeto foi guiado segundo as premissas e orientações da investigação - ação."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/29970

Página gerada em: 2024-04-19 às 23:52:29