Início > Notícias > Projecto Fénix

Projecto Fénix

Relatos que contam o sucesso

Alves, J. M., & Moreira, L. (Org.). (2011). Projecto Fénix: relatos que contam o sucesso. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

"O Programa Mais Sucesso é um exemplo paradigmático das políticas educativas de nova geração necessárias para responder aos desafios da escolaridade obrigatória.

O programa tem a sua origem em experiências inovadoras de organização pedagógica nas quais os diretores, as equipas de professores e técnicos envolvidos partilhavam a convicção de que todos os alunos podem aprender. Nesse sentido, no quadro de autonomia de gestão pedagógica de que dispunham, definiram projectos de intervenção - Projecto Fénix e Projecto Turma Mais -, mobilizando diferentes estratégias pedagógicas, recursos e instrumentos de ensino, com o objectivo de recuperar os alunos que revelavam dificuldades de aprendizagem. Em ambos os casos, ocorreu a intensificação dos tempos de trabalho e de estudos dos alunos, bem como o reforço do acompanhamento e do apoio de equipas de professores, tendo melhorado significativamente os resultados escolares dos alunos abrangidos nos projectos. Neste caso, as experiências de trabalho das escolas e dos professores, os exemplos de boas práticas construídos na base, constituíram inspiração para uma decisão de topo, visando a generalização e a difusão dessas mesmas boas práticas junto de muitas outras escolas."

Página gerada em: 2024-04-23 às 10:47:11