Início > Notícias > Peregrinação ao mundo encantado das crianças

Peregrinação ao mundo encantado das crianças

O desenho na escola e outros textos pedagógicos

Duarte, A. (2019). Peregrinação ao mundo encantado das crianças: O desenho na escola e outros textos pedagógicos (1ª Ed.). Lisboa: Sítio do Livro.

"Se a obra poética de Afonso Duarte (Ereira, 1884 - Coimbra, 1958) continua pouco conhecida, apesar das recolhas completas feitas pela Plátano Editora (1974) e pela Imprensa Nacional (2008), mais chocante é o completo esquecimento da sua valiosa obra pedagógica e etnográfica, desenvolvida na Escola Normal Primária de Coimbra, onde foi professor de Desenho desde o início do funcionamento da Escola, em 1919, até 1932, ano em que foi compelido à aposentação pelo Estado Novo.
Nos apontamentos biobibliográficos elaborados por Carlos de Oliveira e João José Cochofel, que acompanham a recolha da sua Obra Poética (Iniciativas Editoriais, Lisboa, 1956), recorda-se que: "Afonso Duarte fala com frequência de um outro trabalho que a sua saída da Escola Normal Primária lhe não permitiu levar a cabo. Chegou a reunir ainda consideráveis materiais, mas não pôde concretizar o projeto tanto tempo acalentado: uma Peregrinação ao mundo encantado das crianças, que teria sido, conforme a sonhava o poeta, uma longa e apaixonada exploração pelos domínios maravilhosos do desenho infantil. As prosas de Afonso Duarte pedem de há muito uma edição conjunta, que as arranque às contingências da sua publicação ocasional e lhes dê o relevo que merecem".
Respondendo finalmente a esse desafio, no presente volume procede-se à recolha integral dos textos de Afonso Duarte sobre temas pedagógicos, editados em livro ou insertos em publicações periódicas, reproduzem-se as entrevistas por ele concedidas, com alusões à sua experiência como professor e ao estado do ensino em Portugal, e transcrevem-se textos de diversos autores sobre a sua relevante atividade nesse domínio.
Em 1918, em "O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa seguido de Um Esquema do Cancioneiro Popular Português", as edições Ex-Libris já haviam publicado os textos de Afonso Duarte de natureza etnográfica."

Página gerada em: 2024-04-25 às 22:42:44