Início > Notícias > Escolas e avaliação externa

Escolas e avaliação externa

Um enfoque nas estruturas organizacionais

Veloso, L. (Org.). (2013). Escolas e avaliação externa: Um enfoque nas estruturas organizacionais. (1ª Ed.). Lisboa: Mundos Sociais.

"Este livro condensa os principais resultados de uma investigação centrada nos contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal, abordando a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os perfis de liderança e o sucesso escolar. O período balizado pelos anos de 2005 e 2009 é marcado pela criação e execução de um conjunto amplo de medidas no domínio da educação em Portugal. Entre elas encontra-se a implementação de um modelo de avaliação externa das escolas, numa perspetiva de promover a autonomia institucional (articulando a avaliação externa com a autoavaliação) e o sucesso escolar. Foi este contexto que motivou esta investigação e se concretizou numa proposta de análise dos relatórios de avaliação externa em três regiões com características distintas: Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Espera-se que investigações como esta constituam um suporte cada vez mais central e estratégico para os decisores políticos e instrumentos de trabalho para todos os agentes da comunidade educativa."

Página gerada em: 2024-04-19 às 19:23:36