Início > Notícias > Animação sociocultural

Animação sociocultural

Envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações

Costa, C. A. S. (Coord.). (2012). Animação sociocultural: Envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. Alfarroba.

"Esta obra coletiva reúne as principais comunicações e resumos do 15.º Congresso Internacional de Animação Sociocultural, subordinado ao tema "Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações", que se realizou nos dias 15 e 16 de novembro de 2012 no Salão Nobre da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, numa organização da APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural. O Congresso teve por objetivos: Celebrar o 10.º aniversário do Ano Internacional do Voluntariado da ONU; Celebrar 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações; Sensibilizar para o valor e impacto do envelhecimento ativo e das suas diversas dimensões, destacando o contributo útil das pessoas mais velhas para a sociedade e a economia; Promover o envelhecimento ativo, a solidariedade entre as gerações e a dignidade e vitalidade de todos; Explorar o potencial das pessoas mais velhas, independentemente da sua origem, permitindo que tenham uma vida independente e socialmente integrada; Estimular o debate, o intercâmbio de informações e a aprendizagem no que concerne ao envelhecimento ativo; Identificar e divulgar boas práticas de animação sociocultural no campo do envelhecimento ativo; Promover programas de animação sociocultural que contribuam para lutar contra a discriminação em razão da idade, para superar os estereótipos relacionados com a idade e para eliminar obstáculos."

Página gerada em: 2024-04-24 às 16:08:04