|
|
|
Referência: |
Partnership for Education and Research in Responsible Living |
|
Nome Curto: |
PERL |
|
Tipo: |
Projecto Europeu |
|
Início: |
PERL 1: 1º Triénio: 2009 | PERL 2: 2º Triénio: 2012 |
|
Conclusão Prevista: |
PERL 1: 1º Triénio: 2012 | PERL 2: 2º Triénio: 2015 |
|
Estado: |
PERL 1: Concluído | PERL 2: Em curso |
|
Tipo de Acção: |
Rede |
|
Âmbito: |
Internacional |
|
Site oficial: |
http://www.perlprojects.org/ |
|
Responsável na ESE: |
Alcina Dourado |
|
Entidade promotora: |
The Hedmark University College,
Lærerskolealle, 2418 Elverum, Norway |
|
Project manager: |
Victoria W. Thoresen |
|
Entidades envolvidas: |
A Rede inclui mais de 100 organizações provenientes de 40 países do continente europeu, americano, asiático e africano. |
|
Financiamento: |
Comissão Europeia (financiador principal) |
|
Área: |
Redes Temáticas (Sócrates/ Erasmus 3) |
|
Resumo: |
PERL é uma parceria de pesquisadores e educadores, conscientes da necessidade urgente de os indivíduos e a sociedade para repensar e reorientar, de forma significativa, as escolhas que fazem e da maneira como vivem as suas vidas de modo reduzir os impactos negativos das alterações climáticas e instabilidade financeira, para garantir a mais justa distribuição de recursos e de promover um desenvolvimento sustentável humana e digno para todos. Vida Responsável envolve:
- O reajuste das prioridades actuais,
- A redefinição das relações humanas,
- A transformação de forma como as sociedades actuais lidam com os desafios económicos, sociais e ecológicos,
- A intensificação do diálogo entre ciência e sociedade.
Educação e Investigação sobre Vida Responsável envolve a análise e o estímulo da incorporação do consumo sustentável em acções diárias e da criação de estilos de vida responsáveis. Consumo sustentável engloba os princípios de moderação e suficiência como forma de reduzir os desequilíbrios sociais, económicos e ambientais e de estimular a cidadania responsável. Consumo sustentável é fundado no princípio da unicidade da humanidade e no direito de todos a terem suas necessidades básicas satisfeitas. |
|
Resultados: |
Muitas escolas ainda não oferecem educação para a cidadania do consumidor e o consumo sustentável, que se baseia em valores, holística, sistemática e relacionada com a vida quotidiana do aluno. PERL irá contribuir para a educação sobre a vida responsável pela:
- Pesquisa da inovação e responsabilidade social;
- Dando visibilidade às comunidades criativas que, de forma colaborativa, inventam novas formas de viver;
- Promovendo a educação para o consumo sustentável;
- Estimulando a cidadania do consumidor;
- Desenvolvendo métodos e materiais pedagógicos;
- Prestando apoio e orientação.
PERL 1
PERL vai realizar duas consultas de mesa redonda de especialistas para oferecer uma visão científica actualizada sobre as consequências directas e indirectas das escolhas dos indivíduos na sua interacção com o mercado. PERL levará a cabo acções sistemáticas de pesquisa das melhores práticas baseadas no currículo da UNEP para a educação para o consumo sustentável.
PERL basear-se-à no resultado da investigação The Design Research Agenda for Sustainability (DRAS) e no projecto Sustainable Everyday Explorations (SEE) para desenvolver uma plataforma colaborativa on-line para a construção de cenários sobre novas formas de viver. Ao adoptar uma rede peer-to-peer, centenas de professores e estudantes de design terão a possibilidade de reunir as suas contribuições autónomas mas convergentes em modos de vida sustentáveis. PERL continuará a desenvolver, testar e traduzir materiais de aprendizagem centrada em metodologias activas de aprendizagem que estimulam as capacidades associativas dos estudantes bem como trazê-los face a face com os indivíduos dos seus bairros que iniciaram modos de vida sustentáveis. Serão criados dois protótipos de módulos para a formação de professores e um curso intensivo sobre a vida responsável.
PERL irá criar uma série de ferramentas de ligação de aprendizagem para a vida quotidiana dos alunos e envolvendo grupos extra-curriculares, organizações de professores, pais e famílias. PERL irá realizar um projecto-piloto de materiais audiovisuais para lançar as bases para um conjunto relevante de vídeo / filmes. PERL vai criar um índice de materiais educativos existentes. PERL vai realizar duas conferências internacionais de investigação.
PERL 2
Plano de trabalho disponível em http://perlprojects.org/ |
|
Observações: |
PERL 1 e PERL 2 são o resultado da candidatura apresentada pela University College Hedmark ao Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Erasmus Academic Networks para 2009-2012.
A PERL resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da CCN.
PERL trabalhará em estreita colaboração com a UNESCO e a UNEP contribuindo para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Organização Internacional Marrakech Process for Sustainable Production and Consumption.
PERL baseia-se no trabalho da Consumer Citizenship Network.
Enquanto uma Rede Académica Erasmus, PERL tem recebido apoio da UNEP e da Marrakech Task Force sueca on Sustainable Lifestyles, bem como da União Europeia.
The International Task Force on Sustainable Lifestyles incentivou os seus membros a tornarem-se membros da Parceria para a Educação e Investigação sobre Vida Responsável.
PERL congratula-se com a colaboração com instituições e organizações relevantes.
Para obter mais informações sobre PERL contactar sacha.deraaf@hihm.no ou alcina.dourado@ese.ips.pt |
|