This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

A Ajuda Contextual não se encontra disponível  
home
Início > Investigação & Desenvolvimento > Projecto PERL
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Parceria para a Educação e Investigação sobre Vida Responsável *

WorkGroup n#4c:

Módulos disponíveis em língua inglesa:
Global Awareness Education
Consumption and Environmental Education

Módulos disponíveis em Língua Portuguesa:
Educação para a consciencialização global
Educação para o Consumo e Ambiente

WorkGroup n#2: Stimulating informed choice
Edição 2014 do concurso - Vídeo, Fotografia e Imprensa
Saber mais em http://www.perlprojects.org/Project-sites/PERL


Referência:

Partnership for Education and Research in Responsible Living

 

Nome Curto:

PERL

 

Tipo:

Projecto Europeu

 

Início:

PERL 1: 1º Triénio: 2009 | PERL 2: 2º Triénio: 2012

 

Conclusão Prevista:

PERL 1: 1º Triénio: 2012 | PERL 2: 2º Triénio: 2015

 

Estado:

PERL 1: Concluído | PERL 2: Em curso

 

Tipo de Acção:

Rede

 

Âmbito:

Internacional

 

Site oficial:

http://www.perlprojects.org/

 

Responsável na ESE:

Alcina Dourado

 

Entidade promotora:

The Hedmark University College,
Lærerskolealle, 2418 Elverum, Norway

 

Project manager:

Victoria W. Thoresen

 

Entidades envolvidas:

A Rede inclui mais de 100 organizações provenientes de 40 países do continente europeu, americano, asiático e africano.

 

Financiamento:

Comissão Europeia (financiador principal)

 

Área:

Redes Temáticas (Sócrates/ Erasmus 3)

 

Resumo:

PERL é uma parceria de pesquisadores e educadores, conscientes da necessidade urgente de os indivíduos e a sociedade para repensar e reorientar, de forma significativa, as escolhas que fazem e da maneira como vivem as suas vidas de modo reduzir os impactos negativos das alterações climáticas e instabilidade financeira, para garantir a mais justa distribuição de recursos e de promover um desenvolvimento sustentável humana e digno para todos. Vida Responsável envolve:

  • O reajuste das prioridades actuais,
  • A redefinição das relações humanas,
  • A transformação de forma como as sociedades actuais lidam com os desafios económicos, sociais e ecológicos,
  • A intensificação do diálogo entre ciência e sociedade.

Educação e Investigação sobre Vida Responsável envolve a análise e o estímulo da incorporação do consumo sustentável em acções diárias e da criação de estilos de vida responsáveis. Consumo sustentável engloba os princípios de moderação e suficiência como forma de reduzir os desequilíbrios sociais, económicos e ambientais e de estimular a cidadania responsável. Consumo sustentável é fundado no princípio da unicidade da humanidade e no direito de todos a terem suas necessidades básicas satisfeitas.

 

Resultados:

Muitas escolas ainda não oferecem educação para a cidadania do consumidor e o consumo sustentável, que se baseia em valores, holística, sistemática e relacionada com a vida quotidiana do aluno. PERL irá contribuir para a educação sobre a vida responsável pela:

  • Pesquisa da inovação e responsabilidade social;
  • Dando visibilidade às comunidades criativas que, de forma colaborativa, inventam novas formas de viver;
  • Promovendo a educação para o consumo sustentável;
  • Estimulando a cidadania do consumidor;
  • Desenvolvendo métodos e materiais pedagógicos;
  • Prestando apoio e orientação.

PERL 1

PERL vai realizar duas consultas de mesa redonda de especialistas para oferecer uma visão científica actualizada sobre as consequências directas e indirectas das escolhas dos indivíduos na sua interacção com o mercado. PERL levará a cabo acções sistemáticas de pesquisa das melhores práticas baseadas no currículo da UNEP para a educação para o consumo sustentável.

PERL basear-se-à no resultado da investigação The Design Research Agenda for Sustainability (DRAS) e no projecto Sustainable Everyday Explorations (SEE) para desenvolver uma plataforma colaborativa on-line para a construção de cenários sobre novas formas de viver. Ao adoptar uma rede peer-to-peer, centenas de professores e estudantes de design terão a possibilidade de reunir as suas contribuições autónomas mas convergentes em modos de vida sustentáveis. PERL continuará a desenvolver, testar e traduzir materiais de aprendizagem centrada em metodologias activas de aprendizagem que estimulam as capacidades associativas dos estudantes bem como trazê-los face a face com os indivíduos dos seus bairros que iniciaram modos de vida sustentáveis. Serão criados dois protótipos de módulos para a formação de professores e um curso intensivo sobre a vida responsável.

PERL irá criar uma série de ferramentas de ligação de aprendizagem para a vida quotidiana dos alunos e envolvendo grupos extra-curriculares, organizações de professores, pais e famílias. PERL irá realizar um projecto-piloto de materiais audiovisuais para lançar as bases para um conjunto relevante de vídeo / filmes. PERL vai criar um índice de materiais educativos existentes. PERL vai realizar duas conferências internacionais de investigação.

PERL 2

Plano de trabalho disponível em http://perlprojects.org/
 

Observações:

PERL 1 e PERL 2 são o resultado da candidatura apresentada pela University College Hedmark ao Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Erasmus Academic Networks para 2009-2012.

A PERL resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da CCN.

PERL trabalhará em estreita colaboração com a UNESCO e a UNEP contribuindo para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Organização Internacional Marrakech Process for Sustainable Production and Consumption.
PERL baseia-se no trabalho da Consumer Citizenship Network.

Enquanto uma Rede Académica Erasmus, PERL tem recebido apoio da UNEP e da Marrakech Task Force sueca on Sustainable Lifestyles, bem como da União Europeia.

The International Task Force on Sustainable Lifestyles incentivou os seus membros a tornarem-se membros da Parceria para a Educação e Investigação sobre Vida Responsável.

PERL congratula-se com a colaboração com instituições e organizações relevantes.

Para obter mais informações sobre PERL contactar sacha.deraaf@hihm.no ou alcina.dourado@ese.ips.pt

 


* A tradução para a língua Portuguesa aguarda validação por parte da entidade coordenadora da Rede PERL
Página gerada em: 2024-03-29 às 08:28:34 Última actualização: 2013-10-23